Topo

Rodízio de veículos será retomado na segunda-feira em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 06h00

O rodízio municipal de veículos, suspenso desde o dia 26 de dezembro, em São Paulo, será retomado nesta segunda-feira (20).  

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Transportes chegou a informar a volta do rodízio para a última segunda-feira (13), que foi adiada para o dia 20.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o baixo índice de lentidão que tem sido registrado nos últimos dias na capital paulista justificou a medida.

A restrição veicular vale de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o número final da placa do veículo.

O motorista que desrespeitar a medida terá de pagar multa de R$ 85,13, mais acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ampliação pode começar em abril, diz secretário

Já a decisão sobre a ampliação do rodízio de veículos na capital paulista, que prevê a inclusão de cerca de 400 novas vias no sistema foi adiada, após mais de três horas de discussão, na reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, na manhã desta quarta-feira (15) no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no centro.

Motoristas temem que ampliação do rodízio prejudique bairros

  • 18446
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/01/09/o-que-voce-acha-da-ampliacao-do-rodizio-em-sao-paulo.js

Apesar de a proposta sequer ter sido debatida no encontro, o secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Jilmar Tatto, disse que a ampliação pode começar a vigorar até abril. "Existem condições para que a gente comece em abril, mas não temos essa decisão ainda", falou. 

Ele antecipou, no entanto, que no começo haverá um período de fiscalização educativa até que toda a sinalização esteja pronta. Só após isso os motoristas que desrespeitarem a restrição estarão sujeitos à multa, garantiu ele. 

A proposta de ampliação do rodízio veicular foi apresentada na última quinta-feira (9) pela Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, o prefeito Fernando Haddad (PT) chegou a declarar que pretende discutir a ampliação do rodízio com a cidade e que não teme críticas caso decida adotar a medida.

"Não estamos apostando na ampliação do rodízio para resolver o problema do trânsito em São Paulo. Fizemos 300 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, lançamos o Bilhete Único mensal no prazo combinado, estamos apoiando os projetos de metrô e monotrilho. Não são medidas paliativas. São medidas estruturais", declarou o prefeito.

$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','9152+AND+5106', '')