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Governo federal anuncia concessão de 4 rodovias e da ponte Rio-Niterói

Bruna Borges e Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

31/01/2014 12h43Atualizada em 31/01/2014 20h42

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (31) a concessão de mais quatros lotes de rodovias e a renovação da concessão da ponte Rio-Niterói, que vence em maio de 2015. O investimento previsto pelo governo nas novas concessões soma R$ 17,8 bilhões de reais.

Veja como ficam as rodovias

  • Arte/UOL

O trecho da ponte a ser leiloado vai do acesso à ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói) ao entroncamento com a RJ-071 (Linha Vermelha). Segundo o ministro dos Transportes, César Borges, o novo modelo vai reduzir o valor da tarifa na ponte. O governo planeja fazer a licitação ainda neste ano. O atual concessionário da ponte é a CCR, que poderá entrar na disputa. 

Entre os lotes das rodovias a serem licitados estão trecho da BR-163, com ligação com a BR-230, entre o Mato Grosso e o Pará; a BR-364 em continuação com a BR-060, conectando o Mato Grosso a Goiás, entre Rondonópolis e Goiânia; a BR-364, que liga Jataí (GO) a Minas Gerais; e a BR-476, conectada com as BRs 153, 282, 480, passando pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os leilões de rodovias são parte do plano do governo de melhorar a infraestrutura logística do Brasil, um dos principais entraves para o crescimento econômico. A iniciativa também inclui a concessão de aeroportos, ferrovias e portos. No ano passado, foram feitos cinco leilões de rodovias.

O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto em que a presidente Dilma Rousseff assinou o contrato de concessão das BRs-060, 153 e 262, que cortam o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais com a empresa Triunfo Participações e Investimentos, que arrematou os lotes em leilão no ano passado.
Dilma defendeu o modelo estabelecido com o setor privado e argumentou que as concessões preveem investimentos em melhorias e duplicações.
 
“A grande vantagem é que esse modelo não é de manutenção de estradas. (…) Uma característica é o fato de que durante o período sem trecho construído, não tem cobrança, mas assim que tem 10%, começa a cobrar pedágio. (…) É um processo muito importante para que a gente eleve a produtividade da economia brasileira”, afirmou.
 
De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a Triunfo terá que investir R$ 7,15 bilhões ao longo de 30 anos.
 
No total, a extensão do lote é de mais de 1.176 quilômetros, que vão de Brasília até Betim, em Minas. São 630,2 quilômetros da BR-060 e da BR-153, desde o entroncamento com a BR 251/DF até a divisa de Minas com São Paulo, akpem de 546,3 quilômetros da BR-262, que vão do entroncamento com a BR-153/MG ao entroncamento com a BR 381/MG.
 
Ao ser questionado sobre as ferrovias, o ministro dos Transportes afirmou que o governo está fazendo investimentos pesados no setor. "Nosso interesse é total em ferrovias. Nós estamos fazendo investimentos pesados com os recursos públicos para a conclusão da norte-sul. A ideia é que até o fim do primeiro semestre o trecho de Palmas até Ouro Verde. E no segundo semestre, dependendo do clima e da evolução das obras, nós queremos concluir o trecho de Estrela do Oeste."