Topo

Pelo menos 143 pessoas passam mal após comer em lanchonete no RS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2014 19h55

Ao menos 143 pessoas estão sob cuidados médicos na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, com sintomas de intoxicação alimentar por salmonela. Uma criança está internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em estado grave, e seis adultos permanecem em observação. Todos consumiram maionese caseira vendida por uma lanchonete, no domingo (23).

"É um surto de intoxicação alimentar de grande repercussão. Sete pessoas foram internadas. Ao menos uma criança permanece em estado grave", afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo, Solange Shama.

Os pacientes começaram a se sentir mal ainda no dia 23, apresentando febre, diarreia e vômito. A Vigilância Sanitária do município foi informada e coletou amostras do alimento, que estão sendo analisadas para a verificação da presença da bactéria.

O alimento foi comprado na lancheria Guia Lopes, no bairro Boa Vista, ponto tradicional de venda de churrasco aos domingos.

"Ainda não tivemos os resultados das amostras. Mas a possibilidade de ser salmonela é muito alta. E a maior suspeita recai sobre a maionese", disse Solange. Ela chama a atenção para a possibilidade de surgirem novos casos, já que os sintomas se manifestam até 72 horas depois da ingestão da bactéria.

"A lancheria não possuía alvará para esse tipo de comércio e não estava dentro dos parâmetros da Vigilância Sanitária, segundo suas estruturas físicas e de higiene, conforme estipulado em legislação", afirmou a chefe da Vigilância.

O estabelecimento foi interditado e os proprietários, que não foram localizados pela reportagem, devem responder a um processo administrativo junto à Vigilância Sanitária.