Topo

Polícia apura apagão no momento da fuga de 14 presos na Bahia

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

21/04/2014 17h15

A polícia investiga o apagão que ocorreu durante a fuga de 14 presos do Conjunto Penal de Itabuna (450 km de Salvador), no domingo (20). Os presos fugiram por um túnel escavado de dentro de uma das celas.

Segundo informações de um investigador da delegacia de Itabuna, no momento da fuga faltou energia do bairro de Nova Itabuna, onde fica localizado o presídio. O gerador do presídio não funcionou.

Segundo a Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), o bairro ficou por quase uma hora sem energia, mas nenhum equipamento quebrou. A Coelba informou que está analisando se a interrupção de energia foi provocada por criminosos.

A fuga

A fuga dos detentos foi notada por vigilantes terceirizados, que trabalham no presídio de Itabuna. Eles acionaram a PM (Polícia Militar), que faz a guarda da área externa por meio de guaritas.

Quando a polícia entrou na unidade prisional os internos já tinham escapado.

Segundo a administração da unidade penal, a cela está interditada para investigação. O túnel tem cerca de 10 metros de comprimento,  40 cm de largura e 30 cm de altura.

Os apenados que fugiram  cumpriam pena por homicídio, tráfico de drogas e roubos. O presídio de Itabuna também tem internos do regime semiaberto e presos provisórios.

Atualmente o presídio está superlotado, com 1.200 internos enquanto a capacidade é de 470 presos.

A direção do presídio informou que abriu processo administrativo para investigar se houve facilitação de funcionários na fuga dos presos.