Topo

CPTM aumenta trens e fecha estação Itaquera; ônibus terão reforço

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 21h30

Em função da greve do Metrô-SP nesta quinta-feira (4), a CPTM (Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos) informou irá aumentar o número de trens circulando em todas as linhas, a partir de 4h de amanhã. Segundo a CPTM, os trens circularão com menor intervalo do que os dias normais.

A estação Corinthians-Itaquera da linha 11-Coral ficará fechada para embarque e desembarque enquanto durar a greve. A estação, que fica em frente ao Itaquerão, também faz parte da linha 3-Vermelha do Metrô e costuma ficar tumultuada quando há greve de metroviários.

Sendo assim, os trens da linha 11-Coral passarão direto pela estação, que fica entre as estações Tatuapé e Dom Bosco. A CPTM informou que pediu à SPTrans (empresa responsável pelos ônibus municipais) a alteração dos itinerários dos coletivos com destino à Corinthians-Itaquera para outras estações.

A CPTM também irá reforçar a segurança nas estações e adotará o controle de fluxo  dos usuários nas estações mais movimentadas, de modo a evitar o acúmulo de passageiros nas plataformas.

A operação da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) será estendida até a estação Brás. As integrações com o Metrô nas estações Palmeiras-Barra Funda, Brás, Tamanduateí, Santo Amaro, Tatuapé e Luz ficarão fechadas. Já a interligação com a Linha 4-Amarela, nas estações Pinheiros e Luz, funcionará normalmente.

A Linha 4-Amarela não será afetada pela greve dos metroviários, já que é administrada por um grupo privado, o consórcio Via Quatro. Segundo a assessoria do grupo, a oferta de trens será dimensionada conforme a demanda de passageiros ao longo do dia. Caso seja necessário, a linha vai operar com a frota plena de 14 trens.Para orientação aos passageiros, a equipe de atendimento será reforçada nas estações.

Ônibus extras

A SPTrans informou que acionará o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), medida que colocará ônibus para circular nos trajetos das linhas de metrô.

Na zona leste, ônibus extras irão circular entre as estações Corinthians-Itaquera e Parque Dom Pedro 2º, usando as avenidas Tiaqutira e Radial Leste.

Na zona sul, o Paese irá funcionar entre as estações Jabaquara e Paraíso, utilizando o corredor formado pelas avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Jabaquara, Domingos de Moraes e Vergueiro.

Já na zona norte, ônibus extras irão circular entre as estações Tucuruvi e Tietê, por meio das principais avenidas da região.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) irá alterar o trajeto de dez linhas que ligam cidades da região metropolitana às estações Tucuruvi e Parada Inglesa da Linha 1-Azul. Com a greve, as linhas serão estendidas até a estação Tietê.

Não haverá alteração na circulação dos ônibus da EMTU nas demais regiões e municípios da Grande São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a avaliação é que a aumentar o número de ônibus circulando pode piorar a situação do trânsito.

Rodízio suspenso

A CET decidiu suspender o rodízio municipal de veículos na capital nessa quinta-feira (5) por conta da greve do Metrô. Com a medida, veículos com placas final 7 e 8, que estariam sujeitos à restrição, poderão circular livremente, sem risco de multa.