Topo

PUM ou PUN? Letras das novas placas de carro em MG viram piada na internet

Motoristas ficam constrangidos com novas placas - Arquivo pessoal
Motoristas ficam constrangidos com novas placas Imagem: Arquivo pessoal

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

11/09/2014 06h00

Emplacar o carro em Minas Gerais virou nas últimas semanas um desconforto ou --quando o senso de humor prevalece-- um convite para a piada. Desde o início de agosto, a combinação das letras PUM ou PUN estampam as novas placas do Estado.

A bióloga Sabrina Góis Pereira de Melo comprou um carro e escolheu a combinação dos números no site do Detran de Minas Gerais (Departamento Estadual de Trânsito), mas não conseguiu escapar das letras PUN. "Meus amigos e familiares sempre fazem piadas, e eu me incomodo muito, porque é o meu primeiro carro e eu realmente não gostei. Tentei trocar essas letras, mas não é permitido. A única combinação que era permitida a troca era de PUN para HIV, o que era bem pior”, disse.

Além disso, ela tem medo que a sequência possa gerar algum problema quando quiser vender o veículo. "Tem pessoas que se importam. Pode ser que eu tenha dificuldades para vender depois.”

Para cada combinação de letra são 10 mil combinações de números, ou seja, 10 mil carro com a placa PUM. Somente em Belo Horizonte, 3.000 placas com a sequência das letras foram registradas. Já em Uberlândia (537 quilômetros de Belo Horizonte), foram 379 registros.

Pouco se comparado à capital mineira, mas o suficiente para que se tornasse piada nas redes sociais. Na semana passada a jornalista Roberta Mello, de Uberlândia, postou uma foto de um carro que tem a placa com as combinações PUM, sem que a numeração fosse identificada. A foto foi compartilhada diversas vezes e muitos internautas parar para fazer piadas.

Mesmo que a identificação dos números tenha sido preservada, o dono do veículo não aprovou a brincadeira e pediu que a foto fosse retirada. "Foi uma brincadeira, mas tem gente que não tem senso de humor", contou Mello. Procurado pelo UOL, o dono do carro não quis comentar o caso.

AVC

Apesar da sequência AVC ser do Paraná, nas ruas de Uberlândia também circulam carros com essa combinação.

11.set.2014 - Letras das novas placas de carro viram piada na internet. O design de interiores Eduardo Drovetto pegou um carro com a placa AVC - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

O design de interiores Eduardo Drovetto conta que ele mesmo faz piadas com as letras. "Eu comprei o carro lá, porque eu morava no Paraná. Quando transferi para Uberlândia, continuou a mesma [placa]. Meu carro sempre é motivo de piada, mas eu não ligo. Isso não influencia no valor dele", disse.

Letras são definidas pelo Denatran

Segundo Elisabete Barbosa, coordenadora da Administração do Trânsito do Detran de Minas Gerais, a combinação é repassada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

“Cada Estado tem uma série de letras destinadas. O Denatran faz uma lista e encaminha anualmente ou mensalmente, dependendo do quantitativo de placas que cada Estado utiliza. Minas Gerais tem feito desde junho as combinações que iniciam em PUA e terminam em PUZ. Agora iniciamos a PUQ”.

No início do ano, a combinação HIV, que fazia parte das sequências HIA a HIZ, segundo a coordenadora, precisou ser retirada da lista do Detran de Minas Gerais depois que motoristas se negaram a usar a placa com referência ao vírus da Aids. A troca das letras nas placas só é feita mediante uma ordem judicial.

Desde então, a combinação HIV foi incluída no registro especial e só pode ser colocada em placas quando solicitadas.

A mesma coisa aconteceu com a sequência GAY, que foi proibida em 2010, em São Paulo.