Topo

PM é baleado em atentado contra base de UPP em favela do Rio

A base da UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio, foi atacada a tiros na manhã desta quinta-feira (4). Durante a ação, um soldado da UPP foi baleado - Severino Silva/ Agência O Dia/ Estadão Conteúdo
A base da UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio, foi atacada a tiros na manhã desta quinta-feira (4). Durante a ação, um soldado da UPP foi baleado Imagem: Severino Silva/ Agência O Dia/ Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

04/12/2014 08h23Atualizada em 04/12/2014 11h29

Um policial militar foi baleado na manhã desta quinta-feira (4) em um atentado contra a base da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Morro dos Macacos, comunidade situada em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações do 6º BPM (Tijuca), o PM foi atingido por dois disparos e levado para o Hospital Federal do Andaraí, também na zona norte.

O soldado Francisco Costa Correia ficou ferido no tórax e nas costas, mas não corre risco de morrer. "O agente permanece internado e seu quadro de saúde é considerado estável", informou a CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora), em nota. O caso foi registrado na delegacia de Vila Isabel (20ª DP).

A unidade do Morro dos Macacos recebeu reforço policial logo após o ataque. Foram deslocados para a comunidade PMs do 6º BPM e de outras UPPs. Com o apoio de um helicóptero do GAM (Grupamento Aeromóvel), os policiais tentam identificar e localizar os criminosos que efetuaram os disparos.

Na terça-feira (2), reportagem do UOL mostrou que o número de policiais militares assassinados no Rio fora de serviço, em 2014, é o triplo do número de policiais mortos em confronto, no mesmo período.

Entre janeiro e novembro, ao menos 60 PMs foram assassinados no Estado, sendo 16 em confronto e 44 de folga, segundo estatísticas fornecidas pela corporação no dia 26 de novembro e as mortes do último fim de semana. Somente no sábado (29 de novembro), três PMs foram assassinados.

PMs dizem basta - Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo - Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Policiais com camisetas brancas e mensagens de "basta" prestaram homenagem durante enterro do PM Anderson Senna Freire, assassinado no dia 25 de novembro
Imagem: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Operação na zona portuária

Policiais civis da 4ª DP (Central do Brasil) e de outras delegacias realizam incursões pela região do Santo Cristo, na zona portuária da capital fluminense, para cumprir mandados de prisão contra traficantes que atuam nos morros da Providência e do Pinto. Até o momento, não há registro de confronto.

No total, informou a Polícia Civil, 82 equipes da instituição, incluindo a divisão de elite, a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), participam dessa operação. Os agentes estão checando estabelecimentos e revistando eventuais suspeitos. Nos últimos meses, moradores da região relatam que houve tiroteios na região.

A Providência foi a sétima favela do Rio a receber uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em 2010. A unidade também é responsável pelo patrulhamento no Morro do Pinto.