Topo

FAB vai divulgar informações sobre acidente de Campos em fevereiro

Vídeo mostra momento do acidente com avião de Eduardo Campos - Reprodução
Vídeo mostra momento do acidente com avião de Eduardo Campos Imagem: Reprodução

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

06/01/2015 18h09

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai começar a divulgar no início de fevereiro informações sobre as investigações que apuram as causas do acidente que matou o ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos e outras seis pessoas, em agosto de 2014. A informação foi repassada nesta terça-feira (6) pela assessoria de imprensa do órgão.

Segundo nota enviada pela FAB, “algumas informações sobre o andamento das investigações deverão ser divulgadas no início do próximo mês”. A nota não esclarece se as informações a serem divulgadas incluirão as causas do acidente.

No dia 13 de agosto, Eduardo Campos e mais quatro passageiros, além de dois tripulantes, morreram quando um jato Cessna 560XL caiu em Santos, no litoral de São Paulo. O avião havia decolado no Rio de Janeiro com destino a uma base aérea na cidade do Guarujá.

Ainda de acordo com a nota enviada pela FAB, não há previsão para que o relatório final sobre as causas do acidente seja divulgado.

“O relatório que aponta os fatores contribuintes para o acidente com a aeronave Cessna 560XL (...) ainda não foi finalizado e não há data prevista para ser concluído”, diz a nota.
O caso é investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), pela Polícia Federal e pela Polícia Civil de São Paulo.

Apesar de não apontar “culpados”, o relatório do Cenipa é considerado fundamental para delimitar os fatores que causaram o acidente.

Também é esperado que no início do mês que vem a FAB divulgue novas recomendações aeronáuticas com base nas investigações sobre o acidente com o avião de Eduardo Campos. Em novembro do ano passado, a Aeronáutica já havia feito recomendações tendo as informações do acidente do ex-candidato como referência.