Topo

PM encontra túnel de 15 metros em prisão de Palmas (TO)

Policiais militares encontraram um túnel com dez metros de comprimento na CPPP (Casa de Prisão Provisória de Palmas), durante uma revista autorizada judicialmente - Divulgação/Secom
Policiais militares encontraram um túnel com dez metros de comprimento na CPPP (Casa de Prisão Provisória de Palmas), durante uma revista autorizada judicialmente Imagem: Divulgação/Secom

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 13h54Atualizada em 06/03/2015 01h25

A Polícia Militar encontrou um túnel com 15 metros de comprimento na CPPP (Casa de Prisão Provisória de Palmas), durante uma revista que foi feita nesta quinta-feira (5) na unidade. A operação foi realizada pela Polícia Militar que foi autorizada judicialmente a entrar no presídio por causa da greve da Polícia Civil.

Os policiais fizeram a perícia do túnel, que será tampado depois com concreto. Foram encontrados também aparelhos celulares, espetos de ferro, facas artesanais e outros objetos perfurantes. No total foram apreendido mais de 500 objetos, incluindo 31 celulares.

A Polícia Militar entrou na CPPP com respaldo de uma decisão judicial da desembargadora Maysa Vendramini. Na limiar, ela declarou a greve da Polícia Civil ilegal e autorizou os militares a fazerem vistorias em unidades prisionais de todo o Estado, caso os policiais civis não retornassem ao trabalho.

O túnel foi construído em uma saída e dava para o pátio do presídio, do qual se poderia ter acesso ao fundo da prisão, de acordo com informações da PM.

Segundo o governo do Tocantins, o túnel vinha sendo cavado nos últimos nove dias, período em que os policiais civis, responsáveis pela segurança nos presídios, estão em greve.

Um total de 139 homens, sendo nove bombeiros e 130 militares da PM e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) participaram da operação.