Túmulo do médium Chico Xavier em Uberaba (MG) é danificado
O túmulo do médium Chico Xavier, que fica no cemitério São João Batista, em Uberaba (a 437 quilômetros de Belo Horizonte), foi danificado na tarde de quinta-feira (18). O filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino, contou ao UOL que alguém tentou quebrar o vidro blindado que protege a sepultura do médium com os pés e algum material pontudo.
A ação deixou quatro rachaduras no vidro e uma lasca. “Ainda bem que o estrago foi pequeno, porque, se a pessoa tivesse conseguido entrar, só Deus sabe o que poderia ter acontecido”, conta.
Higino diz que foi avisado do dano por um jornalista que visitou o túmulo na quinta à tarde para fazer uma reportagem. “Eu fui lá pela manhã e não vi nada. À tarde já estava assim. Imediatamente fomos à administração, que me disse não ter notado nenhuma movimentação estranha", conta. "Foi um susto muito grande. Senti que eu fui o agredido e chorei muito”, revela.
Suspeita de vandalismo
Higino diz que não acredita que alguém teria tentado arrombar o túmulo para roubar algo, a menos que o autor do crime fosse um fanático pelo pai. “O túmulo não tem nada de valor, nem mesmo a estátua é de bronze. É tudo muito simples. Só mesmo se alguém quisesse levar algo de lembrança do Chico, como os óculos.”
Sobre a hipótese de intolerância religiosa para o estrago, ele diz tampouco acreditar como verdadeira. “O Chico se dava bem com todas as religiões. Ele dizia que, se as igrejas ou as casas de Deus estivessem cheias, as cadeias estariam vazias. Não acredito que seja isso. Está mais para vandalismo.”
O delegado regional da Polícia Civil em Uberaba, Francisco Gouvea, afirmou que a instituição vai instaurar inquérito para apurar o caso. “Nós acreditamos que possa ser algum ato de vândalos ou algum usuário de drogas. Mas, em todo caso, a situação será investigada." Ninguém foi preso até o momento.
O coordenador do cemitério, Jamir de Freitas, informou ao UOL que ocorrências como esta são corriqueiras. "Praticamente todos os dias temos conhecimento de casos como esse no cemitério. São mais de 30 mil sepulturas e não tem vigilância da PM (Polícia Militar) ou da Guarda Municipal", disse.
Grades
O filho adotivo de Chico Xavier contou ao UOL que já mandou instalar grades de ferro no entorno do túmulo do médium, como uma forma de proteger o local.
“Já mandei medir e na próxima semana vamos instalar. É uma forma de mantê-lo seguro. Daqui uns dias vamos ter que enterrar nossos entes queridos em nossos quintais, aonde guardaremos com amor e carinho, aqueles que tanto fizeram por nós.”
Chico Xavier, segundo Higino, o alertou em vida sobre o risco de ter a sepultura violada. "Parece que ele estava adivinhando."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.