Topo

Vereador de MG pede desculpa após dizer que mulher "queria ser estuprada"

Rayder Bragon

Colaboração para UOL, em Belo Horizonte

23/09/2015 13h28

Um vereador da cidade de Viçosa (246 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais) se retratou após ter causado muita polêmica ao dizer, na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade, que uma mulher “queria realmente ser estuprada”.

A fala ocorreu no dia 15 deste mês, durante sessão na qual uma ativista de um movimento feminista denominado “Coletivo Vacas Profanas” havia denunciado casos de assédio e violência contra mulheres que teriam acontecido durante festa denominada “Nicoloco”, realizada nos dias 5 e 6 deste mês na cidade.

Em um vídeo divulgado na internet, Helder Evangelista (PHS) comenta um caso específico, denunciado pela integrante do movimento, no qual uma mulher teria sido estuprada durante a festa.

O político, no entanto, inicia a fala revelando ter visto vídeos e fotos do evento, divulgados em redes sociais, sobre os quais ele disse se tratar de “coisa horrorosa”. Em seguida, afirmou que a vítima da violência sexual citada na sessão, e que supostamente teria sido retratada em uma das filmagens vistas por Evangelista, “não estava se importando. Ela queria realmente ser estuprada”, declarou o político.

Após a declaração, o “Coletivo Vacas Profanas”, em sua página no Facebook, postou mensagem acusando o vereador de ter proferido “atrocidades” e fomentado “a culpabilização da vítima e normatização do estupro”.

“Como um vereador, representante do povo, tem um discurso que valida a violência sofrida por milhares de mulheres brasileiras?”, questionou o texto.

Protesto

Ativistas do grupo confeccionaram cartazes de protestos e ocuparam cadeiras da Câmara durante a sessão desta terça-feira (22). A integrante do coletivo, que havia feito as denúncias no dia 15, voltou ao local e repudiou a fala do vereador. Ela ainda leu uma carta em que foi pleiteado um ponto de apoio para as mulheres em grandes eventos autorizados pela prefeitura, conforme o setor de assessoria de imprensa da Câmara.

Por sua vez, Helder Evangelista usou a tribuna da Casa Legislativa para pedir desculpas.

“Eu também repudio a minha fala da semana passada. Lamento muito pelo que eu falei e peço desculpas a todas as mulheres e pessoas que ofendi. Espero nunca mais cometer o mesmo erro’, declarou o parlamentar, segundo texto produzido pela assessoria.

O UOL não conseguiu contato com a representante do movimento no número de telefone indicado.