Topo

Médico no MA xinga farmacêutico de "imbecil" e "analfabeto" em receita

No receituário, o médico manda um recado "ao farmacêutico burro e analfabeto" que vai "traduzir" a quantidade da medicação prescrita - Divulgação/Conselho Regional de Farmácia do Maranhão
No receituário, o médico manda um recado "ao farmacêutico burro e analfabeto" que vai "traduzir" a quantidade da medicação prescrita Imagem: Divulgação/Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/10/2015 13h53Atualizada em 07/10/2015 15h24

O médico otorrinolaringologista João Melo e Sousa Bentivi, que atua em São Luís (MA), xingou um farmacêutico de “imbecil” e “analfabeto” em uma receita médica porque o profissional não entendeu a prescrição da medicação escrita em forma ilegível quando o paciente do otorrino apresentou o receituário para comprar a medicação. Sem entender o que estava escrito, o farmacêutico pediu que o paciente retornasse ao médico para solicitar uma nova receita. 

O caso ocorreu no último dia 1º. Nesta terça-feira (6), o CRF-MA (Conselho Regional de Farmácia) informou que está acionando o CRM-MA (Conselho Regional de Medicina do Maranhão) para tomar as providências necessárias. O CRF-MA pediu uma retratação do médico quanto à classe.

No receituário, o médico manda um recado “ao farmacêutico burro e analfabeto” que vai “traduzir” a quantidade da medicação prescrita. Ele descreve a medicação e, ao final, ironiza dizendo “tenho dito e viva a burrice.” O papel contém ainda o timbre da clínica e o carimbo do médico.

O CRF-MA classificou a atitude como “desrespeito e falta de ética” e destacou que todos os profissionais foram atingidos pelo insulto do médico. “O CRF-MA em nome da classe farmacêutica repudia, veementemente, o ato ao tempo que se entristece por se tratar de um profissional da área da saúde, tanto quanto o farmacêutico”, disse em nota. 

A presidente do CRF-MA, Maria José Luna, afirmou que o farmacêutico agiu de forma correta, respaldado por resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determina que a receita médica deve estar de forma legível.

O presidente do CRM-MA, Abson Murad, também apoiou a atitude do farmacêutico ao pedir uma nova receita. O conselho médico informou que aguarda a notificação para abrir uma sindicância na qual serão ouvidos o farmacêutico e o acusado. 

Em nota, o médico João Bentivi explicou que o papel não se trata de uma receita, mas sim de um bilhete “desaforado para um profissional de farmácia, que foi deselegante comigo, ao se recusar a vender um medicamento a uma humilde paciente e, sem critérios, assacar-me com adjetivos inapropriados.”

“A recusa não se referiu, portanto, a ser a prescrição legível ou não legível, mas às ponderações mal educadas do farmacêutico de como deveria ser a minha redação. Reitero, mais uma vez, o respeito aos farmacêuticos do Brasil, inclusive o meu bilhete tinha um destino específico: 'ao farmacêutico...'”, justificou Bentivi.