Estátua de Noel Rosa tem braço arrancado em ato de vandalismo no Rio
Vândalos depredaram a estátua em homenagem ao cantor Noel Rosa, situada no bairro em que o artista nasceu e morou, Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (8). De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, órgão responsável pelos monumentos da cidade, um dos braços do sambista foi arrancado. Além disso, outras partes dele e do garçom que o acompanha foram danificadas. A cena retrata um clássico de Noel, a música "Conversa de Botequim".
Técnicos realizam hoje uma vistoria no local. Em seguida, eles devem solicitar orçamento para recuperação da peça, segundo a secretaria. "É necessário também que seja contratado um restaurador, é preciso fazer um contrato único, específico, detalhado para a reposição e atenção às especificidades daquela peça."
Feito em bronze, o monumento é de autoria do artista plástico Joás Pereira Passos e foi inaugurado há 20 anos no Boulevard 28 de Setembro, principal avenida de Vila Isabel. Na semana passada, a obra já havia sido alvo de pichadores justamente no Dia Nacional do Samba, na quarta-feira (2). A limpeza foi feita no mesmo dia.
A Polícia Civil ainda não informou se a ocorrência foi registrada na delegacia da região, a 20ª DP (Vila Isabel). A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou não possuir imagens que tenham flagrado os atos de vandalismo. A pasta informou ainda que, somente com limpeza e revitalização de monumentos e chafarizes, são gastos R$ 2,5 milhões por ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.