Prefeitura de Mariana muda destinação de doações a vítimas da barragem

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Emerson Felipe Shabbat/Prefeitura de Mariana

    Camisa da seleção autografada por Zico que será leiloada em benefício de vítimas da barragem de Mariana

    Camisa da seleção autografada por Zico que será leiloada em benefício de vítimas da barragem de Mariana

O dinheiro arrecadado por meio de doações para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que entrou em colapso no dia 5 de novembro do ano passado, será distribuído em breve entre chefes das famílias atingidas pela lama da estrutura. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.025.441,41 divididos em três contas criadas pela prefeitura da cidade.

Anteriormente, o valor seria destinado às crianças e adolescentes dos distritos afetados pelo rejeito de minério de ferro que vazou da barragem. Elas teriam acesso aos valores no momento em que completassem 18 anos.

Conforme a assessoria da prefeitura, a nova decisão foi feita, nesta segunda-feira (11), após reunião de comissão criada para gerir o montante arrecadado por meio das doações feitas na campanha "SOS Mariana". Esse grupo é composto, entre outros, por representantes dos moradores, da arquidiocese de Mariana, e da seção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de um integrante da prefeitura.

O setor informou que são aproximadamente 385 famílias com direito a receber os recursos, resultando em pouco mais de R$ 2,6 mil que serão destinados a cada um dos representantes delas.

Leilão

A comissão ainda decidiu que, a partir desta terça-feira (12), os valores depositados nas contas abertas para as doações serão repassados, por meio de uma poupança, às crianças e adolescentes, nos moldes acordados anteriormente.

Conforme a prefeitura, um leilão de objetos doados por pessoas famosas deverá ser realizado em breve. Entre os itens estão uma camisa da Seleção Brasileira, doada pelo ex-jogador Zico, e usada por ele na Copa do Mundo de 1982.

De acordo com a assessoria, o apresentador Faustão doou um relógio. Já a apresentadora Ana Maria Braga doou um livro de receitas autografado por ela. O montante arrecadado irá integrar esse novo fundo a ser repassado às crianças dos distritos.   

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos