Vestido de gari, Doria diz que vai limpar as ruas de SP todas as semanas

Do UOL, em São Paulo

O novo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), se vestiu de gari na manhã desta segunda-feira (2) e foi à região central da cidade participar das ações do Cidade Linda, programa de zeladoria urbana que visa limpar as ruas.

O tucano disse que ações como essas, com a sua presença, serão realizadas todas as semanas durante os quatro anos de seu governo e que a próxima será na semana que vem, na avenida Paulista, também na região central.

"Toda semana, em todos os eixos, o prefeito estará lá, vestido de gari, ajudando a limpar a cidade (para) demonstrar que é trabalhando que nós vamos limpar a cidade. Em quatro anos, todas as semanas", disse o tucano. "É bom vocês acordarem muito cedo", brincou com os jornalistas.

Zanone Fraissat/Folhapress
Doria fez um pouco de trabalho de varrição

O prefeito chegou antes do horário marcado, por volta das 5h50, e praticamente não conseguiu fazer o trabalho de limpeza por causa do assédio da imprensa e da população, que apareceu para apresentar demandas da cidade.

Ele fez um pouco de trabalho de varrição, entrou em um veículo de limpeza, tirou fotos com garis e tomou café com leite em uma padaria.

Em dois momentos, Doria conseguiu participar da atividade, mas em apenas um deles ele varreu três folhas e as colocou em uma pá e, depois, no lixo.

Uma funcionária da limpeza urbana deu um par de luvas para o prefeito, que perguntou se deveria usá-la. Ela respondeu que era para Doria tirar fotos e devolvê-las.

Zanone Fraissat/Folhapress
O novo prefeito de São Paulo entrou em um veículo de limpeza

Embora estivesse usando a roupa dos coletores de lixo, Doria não abriu mão de seus itens de luxo e trocou as botas que fazem parte do uniforme por um sapatênis da marca Osklen.

Doria disse que continuará as ações vestido de gari como qualquer outro servidor do município. "Somos servidores públicos e vamos continuar a fazer isso por São Paulo", declarou.

Doria também se comprometeu a ser catador de recicláveis por um dia durante o evento, ao ser abordado por representantes do movimento social Pimp my Carroça.

Com relação aos moradores de rua encontrados durante a ação, Doria disse que sua gestão efetuará um trabalho gradativo de atenção e recuperação dos abrigos, que passarão a se chamar Espaços Vida e contarão com cursos profissionalizantes, para as pessoas em situação de rua "terem oportunidade".

Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", a região visitada hoje por Doria passou por uma limpeza um dia antes. Questionado sobre isso, ele disse que a limpeza é "contínua". (Com Estadão Conteúdo)

Zanone Fraissat/Folhapress
O tucano tirou fotos com garis

De pedido de casamento à luz de velas: veja posses de prefeitos pelo Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos