Topo

Roubava para ler: Jovem é detido com quase 400 livros no interior de SP

Divulgação
Imagem: Divulgação

Gustavo Zucchi

Colaboração para o UOL

18/07/2017 14h24

Um jovem foi detido em Itápolis (cerca de 365 quilômetros de São Paulo) após ter roubado cerca de 400 livros da biblioteca municipal e de seis escolas da cidade. O rapaz de 18 anos foi detido na última segunda-feira (17) e disse que roubava para poder ler, mas não explicou por que não devolvia os livros.

No momento da abordagem, ele estava com seis livros furtados. Segundo o delegado da Polícia Civil de Itápolis, Dr. Daniel do Prado Gonçalves, o rapaz tinha cadastro na biblioteca. Enquanto alguns dos livro eram tirados de forma regular, outros eram colocados de forma furtiva dentro da mochila. Ele já cometia o crime há alguns anos, ainda segundo a polícia.

A prisão pode ser efetuada graças aos funcionários da biblioteca, que suspeitaram do jovem e sentiram falta de alguns exemplares. Com auxílio das câmaras de segurança, os furtos conseguiram ser identificados e a prisão foi efetuada.

Segundo a prefeitura, a polícia recuperou 379 livros do acervo, que serão devolvidos a biblioteca. Os exemplares encontrados eram de temática variada, ainda de acordo com o delegado da cidade. Foram encontrados desde livros escolares até contos e romances de todos os tipos.

O jovem, que não teve seu nome revelado e não tem passagem pela polícia, deverá ser enquadrado pelo crime de furto, com punição de um a quatro anos de prisão. Como não foi feito o flagrante, o jovem prestou depoimento, foi liberado e responderá em liberdade.