Topo

Chuva deixa toda a cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

Chuva na avenida Washington Luís, em São Paulo, neste domingo (20). CGE fez alerta para risco de alagamentos em toda a capital paulista - Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo
Chuva na avenida Washington Luís, em São Paulo, neste domingo (20). CGE fez alerta para risco de alagamentos em toda a capital paulista Imagem: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/08/2017 17h44Atualizada em 20/08/2017 19h04

A chuva que atinge São Paulo desde o final da manhã colocou todas as regiões da cidade e as marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção para o risco de alagamentos. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura, as áreas de instabilidade que vieram do interior do Estado, formadas pela atuação de uma frente fria, provocam chuva leve, moderada e de forte intensidade em diferentes pontos da capital paulista. O estado de atenção foi encerrado no início da noite.

Choveu forte também em cidades da região metropolitana, como Santana do Parnaíba, Barueri, Cajamar e Embu.

Até as 15h40, segundo dados parciais dos meteorologistas do CGE, havia chovido na cidade um volume de 14,4mm. A previsão é que, nas próximas horas, o tempo siga instável e com temperaturas em declínio --a média é de 14,4ºC. Não há, entretanto, estimativa de temporais, embora a continuidade das chuvas e o solo encharcado elevem o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra.

De manhã, por volta das 11h, chegaram a ser registradas rajadas de vento no aeroporto do Campo de Marte, na zona norte (ventos de 36km/h) e no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (41km/h).

Previsão para os próximos dias

De acordo com o CGE, nos próximos dias o sistema frontal se afasta do litoral paulista e o tempo melhora gradativamente. Porém, é aguardada  a chegada de uma massa de ar frio que derruba as temperaturas.

A segunda (21) deve começar com bastante nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia, conforme a frente fria se afaste do litoral paulista. A chegada da massa de ar frio causa acentuado declínio das temperaturas e as mínimas devem ocorrer no período da noite. Os termômetros variam entre mínimas de 12ºC e máximas que não superam os 17ºC.

Na terça (22), os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda devem causar nebulosidade e chuviscos, sobretudo de madrugada. Períodos de sol são esperados ao longo do dia, mas as temperaturas oscilam entre 10ºC e no máximo 20ºC.