Violência no Rio

"Governador da segurança" do Rio apresenta equipe a Pezão; veja quem é quem na intervenção

Luis Kawaguti e Marina Lang

Do UOL, no Rio

  • Danilo Verpa/Folhapress

    27.fev.2018 - General Braga Netto (ao centro) detalha operações das Forças Armadas no Rio

    27.fev.2018 - General Braga Netto (ao centro) detalha operações das Forças Armadas no Rio

As equipes do interventor federal, general Walter Braga Netto, e do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reuniram pela primeira vez nesta quarta-feira (28) desde o início da intervenção, no dia 16.

A reunião aconteceu a portas fechadas entre as 10h e 12h. Segundo assessores, teria servido para o interventor apresentar sua equipe ao governo.

Às 14h, Braga Netto se encontrou com integrantes da comissão de segurança da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Deputados levaram ao interventor dados sobre roubo de cargas no Estado e repassaram solicitações de membros das forças de segurança pública, segundo deputados. a questão financeira também teria sido abordada.

Essas reuniões acontecem um dia após o interventor fazer a apresentação formal de sua equipe em uma entrevista à imprensa.

Desde a assinatura do decreto de intervenção pelo presidente Michel Temer (MDB), o general vem montado sua estrutura de comando e controle e relações institucionais.
Veja a seguir quem são nomes conhecidos até agora na intervenção federal no Rio:

Walter Souza Braga Netto – interventor federal

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
General Walter Souza Braga Netto

General quatro estrelas, Braga Netto é comandante militar do leste e foi designado por Michel Temer como interventor federal --desde o decreto, ele comanda a área de segurança no Estado. Ele responderá pelo segmento político da intervenção juntamente ao governo federal e mantém ambas as funções durante o período --que finaliza em dezembro de 2018.

Braga Netto foi um dos responsáveis pela coordenação de segurança durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Rio-2016. Uma de suas principais especialidades são as operações de inteligência. É descrito pelos colegas militares como muito objetivo e conciliador.

Subordinados a ele estão o CML (Comando Militar do Leste), a principal unidade do Exército no Rio, e o Gabinete da Intervenção Federal, órgão criado para gerenciar a parte estratégica da intervenção.

Mauro Sinott – chefe do Gabinete de Intervenção Federal

Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
General Mauro Sinott

Nomeado chefe do Gabinete de Intervenção Federal, o general de divisão é o braço direito do interventor. Já exercia o cargo de comandante da 1ª Divisão do Exército e foi um dos comandantes da Força de Pacificação do Complexo da Maré, em 2014.

Sinott também chefiou o Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, em trabalho com o atual interventor do Rio durante a Olimpíada.

Com perfil estrategista, o general já vinha conversando e levantando informações com as diferentes áreas da segurança desde a semana passada.

No posto de chefe de gabinete, vai comandar diretamente a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Corpo de Bombeiros.

Richard Nunes – secretário da Segurança

Danilo Verpa/Folhapress
General Richard Nunes

Bacharel em direito pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e detentor de um MBA pela Fundação Getúlio Vargas, o general de divisão Richard Nunes tem grande experiência nas áreas de administração e operacional. 

O novo secretário da Segurança do Rio é mestre em Ciências Militares e fez um curso de "Política, Estratégia e Alta Administração do Exército" e de "Altos Estudos Estratégicos" no Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, de Madri.

Ele comandou, por três meses, a ocupação do Exército no Complexo da Maré, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015.

Subordinado ao interventor e ao chefe de gabinete da intervenção, o general vai comandar diretamente as polícias Civil e Militar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos