Topo

Operação Don Juan mira grupo que dava golpes em mulheres

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 07h57

Nove nigerianos e duas brasileiras são os alvos de uma operação do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) na manhã desta sexta-feira (4) na Grande São Paulo. Eles são acusados de participar de uma quadrilha especializadas em dar golpes em mulheres, usando redes sociais e aplicativos de relacionamentos.

Na operação denominada Don Juan, os policiais cumprem 11 mandados de prisão e fazem buscas em 16 lugares na cidade de São Paulo, dois imóveis no município de Santa Isabel, e uma casa em Osasco, com o objetivo de recolher material utilizado nos golpes. A operação conta com 91 policiais e 44 viaturas.

A suspeita é de que o grupo era responsável por perfis falsos que se passavam por militares norte-americanos, médicos ingleses ou empresários europeus interessados em vir para o Brasil “encontrar sua alma gêmea”, segundo informa o Deic por meio de nota.

Para que isso se realizasse, no entanto, pediam para que as pretendentes ajudassem financeiramente e elas acabavam transferindo suas economias para os criminosos.

A investigação estava sendo desenvolvida pela equipe da 4ª Delegacia DIG (Investigações sobre Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos).