Topo

Suspeitos mortos no acesso à ponte Rio-Niterói fizeram ônibus de escudo, diz motorista

Fabiano Rocha/Agência O Globo
Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

20/08/2018 17h30

Um ônibus da linha Alcântara x Botafogo foi um dos veículos que ficou no meio do fogo cruzado entre suspeitos e policiais militares na manhã desta segunda-feira (20) na alameda São Boaventura, no acesso à ponte Rio-Niterói, onde seis homens supostamente criminosos foram mortos pela PM.

O motorista do ônibus Marcos Antônio de Jesus disse ao UOL que o coletivo serviu de escudo para os suspeitos. Segundo ele, uma passageira chegou a ser ferida na perna.

“Estava seguindo em direção ao Rio e de repente vi um Honda branco dando ré. O carro deles bateu no ônibus e os homens saíram armados e abaixados. Tentaram usar a lataria do ônibus para se proteger. Foram mais de cinco minutos de tiros, mas pareceu uma eternidade”, disse o motorista que levava 20 passageiros no momento da ocorrência.

Ao menos 14 tiros foram encontrados na lataria do coletivo.

Leia também:

“Todos nós podíamos ter morrido. Podia ter sido uma tragédia. Na hora dos tiros, puxei o freio de mão e me joguei no corredor do ônibus. Os passageiros também deitaram. Todo mundo tentou se proteger como dava.”

Lataria do ônibus foi atingida por ao menos 14 tiros - Fabiano Rocha/Agência O Globo - Fabiano Rocha/Agência O Globo
20.ago.2018 - Lataria do ônibus foi atingida por ao menos 14 tiros
Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Marcos Antônio, que trabalha há 29 anos como motorista de ônibus, prestou depoimento na Delegacia de Homicídios de São Gonçalo e Niterói, responsável por investigar o caso. Ele lamentou a falta de segurança no Rio de Janeiro.

“A gente que trabalha como motorista de ônibus passa por cada coisa. Cada dia é uma cena diferente, mas nunca vivi nada igual a hoje, mas a vida precisa seguir em frente.”

A passageira ferida durante o confronto foi levada para o hospital Azevedo Lima, em Niterói. Ela foi atingida de raspão na perna. O nome da vítima não foi divulgado. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Na ação desta segunda-feira, outros três criminosos ficaram feridos e foram levados para um hospital, onde estão presos sob custódia. Segundo a PM, o grupo praticava assaltos na região desde domingo (19) e foi interceptado por policiais do 12º BPM após deixarem um baile funk em São Gonçalo, cidade vizinha a Niterói, na região metropolitana.

O grupo seguia para o Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Segundo o comandante do 12º BPM, Márcio Guimarães, um cerco foi montado no acesso à ponte Rio-Niterói.

“Recebemos denúncias de uma onda de assaltos na região desde domingo. Reforçamos o patrulhamento e, no fim da madrugada de hoje, durante um cerco no acesso à ponte Rio-Niterói, os carros dos bandidos foram localizados e interceptados."

Quatro pistolas e quatro fuzis foram apreendidos com os suspeitos. A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo fez uma perícia no local.