Topo

Polícia Civil prende 17 em operação contra tráfico de drogas na Cracolândia

Afonso Ferreira*

Do UOL, em São Paulo

22/08/2019 08h33Atualizada em 22/08/2019 14h25

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã de hoje uma operação para combater o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no centro da capital. A ação foi coordenada pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) e prendeu 17 pessoas, sendo sete detidas em flagrante por tráfico de drogas e outras dez por suspeita de tráfico.

A operação tinha como objetivo cumprir 20 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão em hotéis e pensões da região. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a operação foi resultado de cinco meses de investigação.

Segundo o delegado-geral de Polícia, Rui Ferraz Pontes, o trabalho não terminou hoje e vai continuar nos próximos dias. Foram apreendidas três armas de fogo, cinco celulares e aproximadamente 21 kg de drogas, além de R$ 800 encontrados no local.

Do total de droga apreendida estão: 1 kg de cocaína, 10 kg de maconha, 1,5 kg de crack, 8 kg de lança-perfume e 18 gramas de haxixe, de acordo com o delegado.

Operação sem confronto

Pontes disse que a operação foi tranquila e não houve necessidade de uso da força. "Importante entender que a polícia agiu com maior critério possível, isso incluindo as polícias civis e militares, sem embate que pudesse causar prejuízo aos dependentes que ali se encontravam."

Ao todo, participaram da operação 566 agentes de segurança, entre policiais civis do Denarc, Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) e Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), policiais militares, agentes de trânsito e do Baep (Batalhões da Polícia Militar do Estado de São Paulo) e guardas civis metropolitanos.

Cerca de 140 viaturas e uma aeronave da polícia civil deram apoio à ação. Toda a operação foi filmada por equipes de policiais e por drones da guarda civil metropolitana.

(*Com informações da Agência Brasil)