Mensagens de suicídio em escola são respondidas e imagens viralizam
Mensagens de suicídio escritas nas portas e paredes do banheiro feminino da Escola Estadual Maria Pia Silva Castro, em Franca, interior de São Paulo, foram respondidas com palavras de carinho e as imagens viralizaram nas redes sociais esta semana.
O conteúdo escrito por alunas chamou a atenção da vice-diretora Jaqueline Vieira Donzeli, que decidiu pedir ajuda para o artista plástico Samuel Freiria. Ele prontamente aceitou o pedido e transformou o local no último domingo (22).
Além de escrever mensagens motivacionais nas portas dos banheiros, Samuel respondeu alguns recados depressivos.
Em relato nas redes sociais, ele contou: "Domingão foi dia de rabiscar uns corações! Essa semana uma coordenadora me procurou preocupada com o conteúdo das mensagens que ultimamente vinham sendo escritas nos banheiros da escola, como pedidos de ajuda e mensagem de suicídio".
Depois, ele explicou a ideia de transformar o local: "A ideia era mostrar que essas mensagens são lidas, entendidas e tem importância. Hoje repintamos as portas dos banheiros e trocamos as mensagens escritas por mensagens de empatia e amor, abrimos espaço pra quem quiser desabafar ou deixar uma palavra de apoio, anônimo e sem julgamentos".
Ele finalizou seu relato com um incentivo: "Depressão não é frescura, as vezes uma palavra ou ouvido na hora certa pode ser um conforto para quem precisa".
Em vídeo publicado no YouTube, uma aluna da escola descreveu como foi a emoção ao entrar no banheiro ontem e encontrá-lo redecorado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.