Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas em MG: nº de mortos sobe para 47; 101 cidades estão em emergência

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 10h36Atualizada em 27/01/2020 17h31

O número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado de Minas Gerais subiu para 47, de acordo com a Defesa Civil. Ainda há quatro pessoas desaparecidas.

De acordo como balanço, 12.560 pessoas estão desalojadas — isto é, foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente suas habitações. Outras 2.557 estão desabrigadas, ou seja, tiveram suas habitações afetadas por dano ou ameaça de dano, e há 12 pessoas feridas.

A maioria dos desalojados está na região metropolitana de Belo Horizonte (6.767 no total). Das mortes, 26 também ocorreram na região, e outras 19 no interior.

Também subiu o número de cidades com decreto de situação de emergência. Agora são 101 cidades, com a entrada de Diamante e Nova Era na lista. Três municípios que estão nessa lista também decretaram estado de calamidade pública. São eles: Orizânia, Ibireté e Catas Altas.

Balanço do Corpo de Bombeiros em todo o estado informa que das 19h de ontem às 7h de hoje foram atendidos dois chamados de desabamento, uma pessoa foi salva em inundação e cinco pessoas que estava ilhadas foram resgatadas.

Outros atendimentos estão em andamento. Há relatos de 10 pessoas ilhadas, mais de dez novos desabamentos e desmoronamentos e situação de enchentes e inundação em pelo menos nove pontos.

Em muitas cidades a sensação é de que o pior passou, com o nível da água diminuindo em comparação aos últimos dias. O sistema de meteorologia informou que não haverá chuvas fortes hoje. Amanhã pode chover até 100 milímetros no interior e equipes estão sendo deslocadas para um trabalho de prevenção.

Nos locais em que a água baixou, começou o trabalho de reconstrução. Há carência de materiais de limpeza, colchões e roupa de cama e doações estão sendo recebidas.

Governo federal e estadual prometem ajuda

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, sobrevoou Minas Gerais e anunciou R$ 90 milhões em ajuda. Ele também falou em antecipação do FGTS e Bolsa Família.

Em coletiva no início da tarde de ontem, o governador Romeu Zema (NOVO-MG) voltou a afirmar que várias das vítimas "não obedeceram" as determinações das autoridades.

"Há áreas que qualquer chuva maior pode ocasionar um deslizamento. Inclusive, muitas das vítimas que tivemos nesta semana foram porque não obedeceram aquilo que foi orientação dos bombeiros e da Defesa Civil. Uma das famílias onde nós perdemos quatro pessoas chegaram a desocupar a residência e depois voltaram. Então, esse tipo de fato é que nós realmente precisamos estar priorizando", afirmou o governador.