Topo

Esse conteúdo é antigo

Nº de cidades em emergência em MG sobe para 101; 19 estão desaparecidos

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 07h45Atualizada em 27/01/2020 11h47

Subiu para 101 um número de cidades com decreto de situação de emergência em Minas Gerais devido às fortes chuvas que atingem o estado. Entraram na lista as cidades de Diamante e Nova Era.

Balanço do Corpo de Bombeiros em todo o estado informa que das 19h de ontem às 7h de hoje foram atendidos dois chamados de desabamento, uma pessoa foi salva em inundação e cinco pessoas que estava ilhadas foram resgatadas.

Outros atendimentos estão em andamento. Há relatos de 10 pessoas ilhadas, mais de dez novos desabamentos e desmoronamentos e situação de enchentes e inundação em pelo menos nove pontos.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, na tarde de ontem, as chuvas provocaram 44 mortes e 19 pessoas ainda estão desaparecidas.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pelas autoridades mineiras, 13.887 pessoas estão desalojadas -isto é, foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente suas habitações. Outras 3.354 estão desabrigadas, ou seja, tiveram suas habitações afetadas por dano ou ameaça de dano.

Em muitas cidades a sensação é de que o pior passou, com o nível da água diminuindo em comparação aos últimos dias. Outra boa notícia é que o sistema de meteorologia informou que não haverá chuvas fortes hoje. Amanhã pode chover até 100 milímetros no interior e equipes estão sendo deslocadas para um trabalho de prevenção.

Nos locais em que a água baixou, começou o trabalho de reconstrução. Há carência de materiais de limpeza, colchões e roupa de cama e doações estão sendo recebidas. Minas Gerais tem 99 cidades com situação de emergência decretada.

Ruas sujas e intransitáveis, casas que foram invadidas pela água e estão cheias de lama e muitas pessoas sem um teto.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, sobrevoou Minas Gerais e anunciou R$ 90 milhões em ajuda. Ele também falou em antecipação do FGTS e Bolsa Família.

Em coletiva no início da tarde deste domingo, o governador Romeu Zema (NOVO-MG) voltou a afirmar que várias das vítimas "não obedeceram" as determinações das autoridades.

"Há áreas que qualquer chuva maior pode ocasionar um deslizamento. Inclusive, muitas das vítimas que tivemos nesta semana foram porque não obedeceram aquilo que foi orientação dos bombeiros e da Defesa Civil. Uma das famílias onde nós perdemos quatro pessoas chegaram a desocupar a residência e depois voltaram. Então, esse tipo de fato é que nós realmente precisamos estar priorizando", afirmou o governador.