Topo

Esse conteúdo é antigo

Com ajuda de cadela, cachorro enterrado vivo é resgatado em SC; veja vídeo

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

01/03/2020 22h04Atualizada em 01/03/2020 22h04

Um cachorro foi resgatado após ser enterrado vivo em Balneário Rincão, no sul de Santa Catarina. O animal foi encontrado por um voluntário da ONG OPA (Organização Protetora dos Animais) que passava pelo local a pé e escutou gemidos na tarde de ontem.

"Ele viu uma cachorrinha cavucando insistentemente no chão e, quando chegou perto, se deparou com outro cão enterrado", diz a presidente da entidade, Mila Duarte.

Em um vídeo, gravado pelo voluntário é possível ver que o cão está apenas com o focinho para fora. Mila acredita que a cadelinha tenha aberto o buraco para o "amigo" respirar e sobreviver.

O voluntário chamou uma mulher da vizinhança para ajudar e ela chega a dizer na gravação: "Misericórdia, pensei que isso era só na internet" e "isso não pode acontecer, de enterrar o bichinho vivo". Ambos usam as próprias mãos e uma enxada para retirar o animal, que estava com terra acumulada nos olhos.

A presidente da entidade acredita que o animal tenha ficado enterrado mais de 24 horas já que a terra estava dura na volta do animal. "O rapaz que resgatou disse que ele tinha muita fome e muita sede", disse.

O cão foi levado para o canil da entidade e passou por uma bateria de exames e está sob cuidados veterinários. O voluntário que localizou o animal manifestou vontade de ficar com o cachorro, que ainda não tem nome. Entretanto, ele deve virar a mascote da entidade. Mila disse que deve registrar ocorrência na polícia na manhã.