Topo

Esse conteúdo é antigo

Aumento de casos de coronavírus faz prefeitura fechar praia em João Pessoa

João Pessoa, na Paraíba Imagem: Getty Images

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/05/2020 17h06

A prefeitura de João Pessoa fechou o acesso às praias e aos parques da capital da Paraíba para que seja evitada aglomeração e as pessoas cumpram o isolamento social durante a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo tipo de coronavírus. A medida foi divulgada em decreto publicado hoje, no semanário oficial da prefeitura, e também justificada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), em pronunciamento nas redes sociais. A suspensão é válida até o dia 18 deste mês. Na Paraíba, ocorreram 79 óbitos por covid-19, sendo 36 mortes em João Pessoa. Até agora, 1.219 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus, sendo 711 em João Pessoa.

O fechamento temporário das praias de João Pessoa inclui as atividades na faixa de areia, nas calçadas e na ciclofaixa, ou seja, estão suspensas caminhadas, corridas, entre outros exercícios na área delimitada pela prefeitura. O mesmo vale para as atividades nos parques da Lagoa e Parahyba.

O decreto dispõe ainda que está proibido o estacionamento de veículos nas avenidas Cabo Branco, bairro de Cabo Branco, Almirante Tamandaré, em Tambaú, João Maurício, em Manaíra, e Arthur Monteiro de Paiva, no Bessa.

As pessoas que descumprirem o decreto estarão passíveis a multa e responder a ação judicial pelo crime de crime de infração de medida sanitária preventiva, com penas previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977 e no artigo 268 do Código Penal.

Na tarde e noite de hoje, fiscais estarão orientando as pessoas que estiverem nos locais proibidos de circulação. A ação está sob coordenação da Guarda Municipal, da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana).

O prefeito de João Pessoa afirmou que a medida foi tomada por meio de estudos e que ficou comprovado que as áreas, agora restritas, estavam reunindo grande número de pessoas nos últimos dias.

"Isso é fundamental para ampliar o isolamento social e explicar para aquelas pessoas que não estão cumprindo, que quanto mais desobedecerem o isolamento social, estarão adiado a normalidade das atividades em João Pessoa. Só poderemos voltar as atividades, a ter abertura do comércio, fazer o isolamento de maneira progressiva, se conseguimos subir o isolamento social em João Pessoa", explica Cartaxo.

Segundo a prefeitura, no fim de semana, a taxa de ocupação de leitos no hospital metropolitano para pacientes com covid-19 chegou a 92%. Além disso, dados do monitoramento inteligente de circulação implantado pela prefeitura, indicou que o índice de isolamento social foi de 54,9%, no sábado, e 53,7%, no domingo, dos moradores respeitando o decreto municipal.

"Vamos fiscalizar para aumentar o grau do isolamento social. Entramos na primeira semana do mês de maio com mais de 7 mil mortes no Brasil. Outro dado é que no começo de abril tínhamos dois casos de covid-19 por dia, em João Pessoa, e mais de 60 casos por dia em maio, quantitativo 30 vezes maior. Esse número simboliza o crescimento, o avanço da do vírus, e assim entendemos que há necessidade de novas medidas mais restritivas", afirma o prefeito de João Pessoa.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) a demanda por internações também apresentou aumento de 160% em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 80% nas enfermarias apenas no último fim de semana, sendo que 60% da ocupação dos leitos foram ocupados por pacientes que são de cidades da região metropolitana e interior do estado.

"Entramos em um novo estágio de enfrentamento ao vírus, que exige o aumento das restrições feitas até aqui. Nesta batalha diária para salvar vidas, precisamos contar com o apoio de todos, priorizando o isolamento social. Muitos espaços públicos estavam reunindo um grande quantitativo de pessoas. Com essa decisão estamos evitando, ao máximo, qualquer possibilidade aglomeração", ressalta o prefeito de João Pessoa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aumento de casos de coronavírus faz prefeitura fechar praia em João Pessoa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus