Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação policial deixa 5 mortos no Complexo do Alemão

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

15/05/2020 12h19Atualizada em 15/05/2020 16h17

Cinco pessoas morreram durante uma operação das Polícias Civil e Militar no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. A operação é do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) em conjunto com a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil (Desarme).

"A ação teve como objetivo checar denúncias sobre o paradeiro de um criminoso apontado como liderança do tráfico de drogas local e verificar informações sobre a localização de uma casa usada como esconderijo de fuzis na comunidade", informou a PM.

Ainda segundo a corporação, durante vasculhamento, criminosos armados atiraram contra as equipes do Bope. Houve reação e, após cessar o confronto, em buscas na região, oito fuzis foram apreendidos. Ao todo, cinco pessoas foram encontradas feridas e encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, também na zona norte, mas não resistiram.

Entre os atingidos está Leonardo Serpa, conhecido como Léo Marrinha, chefe do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul do Rio. Ele estava escondido no Alemão.

O delegado Marcus Amim, da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil disse que uma equipe localizou Marrinha e o segurança dele em uma casa na comunidade.

"Uma equipe entrou, eles saíram pelos fundos, bateram com outra equipe que fazia o cerco, trocaram tiros, se evadiram e foram encontrados no hospital. Tanto o Leo Marrinha quanto o segurança dele".

De acordo com moradores, os confrontos começaram às 6h. Barulhos de bombas foram ouvidos. Um blindado da polícia também foi usado na ação.

Os confrontos acontecem nas regiões conhecidas como Grota, Loteamento, Nova Brasília e Alvorada. Ainda segundo os moradores, os PMs foram alvo de granadas lançadas por traficantes.

"A PM faz muita coisa errada e várias vezes, mas quem lança as granadas é o bandido. Foram muitas hoje. Parecia uma guerra isso aqui mais cedo", diz uma moradora que pediu para não ser identificada.

Em um vídeo gravado por um morador e enviado ao OTT é possível ouvir os barulhos do confronto na região.

O porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, afirmou que um policial militar foi atingido por estilhaços, mas sem gravidade.

A Polícia Civil informou que "os agentes apreenderam celulares que serão analisados para instruir o inquérito em andamento", informou através de nota.