Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovens burlam quarentena e fazem festa em lanchas no litoral de SP

Jovens participam de festa em lancha no litoral de SP durante a pandemia do novo coronavírus - Arquivo pessoal
Jovens participam de festa em lancha no litoral de SP durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: Arquivo pessoal

Rafaella Martinez

Colaboração para UOL, em São Vicente

20/07/2020 14h29

Um grupo de aproximadamente 20 pessoas ignorou a pandemia na tarde de ontem e se reuniu com som alto e sem máscara de proteção em lanchas na Praia dos Milionários, em São Vicente. De acordo com testemunhas, os jovens comemoravam a 'liberdade', com muita bebida e aglomeração.

Nas imagens é possível ver três lanchas ancoradas lado a lado, além de jet skis. A distância recomendada de 2 metros de distância entre as pessoas também não foi respeitada.

A moradora da região que registrou a ação, que preferiu não se identificar, afirmou que as festas na praia são comuns e que o grupo chegou a soltar fogos durante a comemoração.

"Eu sinto que a quarentena só durou mesmo 40 dias. Depois a praia voltou a ficar lotada. O que aconteceu ontem foi um absurdo, porque além das pessoas nas lanchas, vários jet skis paravam e levavam mais e mais gente. Eles gritavam alto, comemorando a liberdade, como se fosse uma provocação", conta a moradora.

De acordo com ela, muitos idosos e crianças moram na região do Gonzaguinha e todos os moradores dos prédios vizinhos estão se apoiando para garantir o isolamento social.

"Além do absurdo de um evento desse em plena pandemia, temos também receio de denunciar e sofrermos represálias. Pedimos que as autoridades tomem as providências necessárias para que exista mais fiscalização enquanto não temos uma cura para essa doença", conta.

A festa na lancha durou das 13h às 18h e durante esse período a moradora afirma que nenhuma autoridade policial compareceu na faixa de areia. "Talvez por conta da divulgação das imagens a Guarda Municipal chegou na parte da noite e dispersou as pessoas que se aglomeravam na praia, mas a festa na lancha já tinha acabado", finaliza a moradora.

Em nota, a prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), informa que as marinas e clubes náuticos devem obedecer às normas de capacidade e horário reduzido estabelecidos de acordo com a Fase Amarela do Plano São Paulo.

A Secinp esclarece que fiscaliza as marinas e que mantém diálogo constante com os proprietários de embarcações.