Topo

Esse conteúdo é antigo

Massa de ar considerada 'histórica' pode fazer nevar no sul do estado de SP

Frio intenso vai atingir o estado de São Paulo e a região Sul do Brasil - Ananda Migliano/Estadão Conteúdo
Frio intenso vai atingir o estado de São Paulo e a região Sul do Brasil Imagem: Ananda Migliano/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 17h48

Uma massa de ar polar que vai atingir o Brasil nesta semana pode fazer nevar em locais pouco acostumados com o fenômeno, como o estado de São Paulo, informou hoje a MetSul.

O instituto disse que a massa de ar polar tem potencial para ser um "evento histórico de frio e neve". Outros estados que serão atingidos pelas baixas temperaturas são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As simulações da MetSul indicam presença de neve em regiões que estão acostumadas com a intempérie, mas outros locais poderão ver o fenômeno pela primeira vez depois de décadas.

A MetSul aponta que a "probabilidade de neve é altíssima", mas que apenas nos próximos dias terá projeções mais precisas.

"O que pode e deve ser informado é que deve nevar e não se descarta que forte em alguns locais, e ainda que o fenômeno possa alcançar até pontos menos acostumados ao fenômeno", disse o instituto.

A expectativa é que a capital paulista enfrente máximas de 14 graus na sexta-feira e mais frio intenso no final de semana.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, uma massa de ar polar pode fazer nevar em alguns estados, e não uma frente fria. A informação foi corrigida.