Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem some no aeroporto de Belém e é encontrado a 160 km de distância

Jovem deixa aeroporto e é procurado pela família no Pará - Arquivo Pessoal
Jovem deixa aeroporto e é procurado pela família no Pará Imagem: Arquivo Pessoal

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém (PA)

06/10/2020 14h57

Um adolescente de 15 anos desapareceu hoje do aeroporto de Belém, no Pará, pouco antes de embarcar com a família para Florianópolis (SC), onde moram. O jovem, que veio passar a quarentena na casa de outros familiares no interior do Pará sumiu no momento do check-in e só foi encontrado 12 horas depois em outro município que fica a 160 km da capital.

A mãe do jovem Vitor Santa Brígida, conta que ele sumiu por volta de 1h da madrugada do aeroporto de Belém. "Ele ficou sentado com o irmão menor aguardando enquanto eu fazia o check-in e, quando voltei, não o vi mais", disse emocionada Veronica da Silva Santa Brígida.

Sem trabalho, ela e os dois filhos estavam há quatro meses na casa dos pais de Verônica, que fica na localidade de Boa Vista, município de Quatipuru, no nordeste paraense, mesma região do município de Capanema, onde ele foi encontrado.

Verônica conta que o filho já havia manifestado a vontade de ficar no Pará, mas não imaginava que ele fosse fugir. "A gente veio ficar com meus pais na quarentena e, dias antes, ele disse que não queria mais voltar, mas não houve nenhuma briga, nem discussão por isso não imaginava uma coisa dessas."

Mobilização

Quando sentiu falta do filho, Verônica acionou imediatamente a Guarda Municipal, que mobilizou uma rede para busca do jovem.

"Destinamos vinte motos patrulheiras para fazer o rastreamento e varredura do local e de todos os bairros adjacentes, verificamos o IML, as unidades de saúde, acionamos a Polícia Militar, o Juizado da Infância e graças a Deus recebemos uma ligação de que ele foi encontrado em Capanema", disse o subcomandante da Guarda Municipal de Belém, José Carlos Oliveira Costa.

Vitor foi visto por uma conhecida da família andando pelas ruas da cidade. Ela fez uma foto do jovem e enviou para a família. "Avisamos a tia dele em Boa Vista para que vá buscá-lo e levá-lo para Quatipuru e estamos levando a mãe até ele", disse o comandante. A viagem é de aproximadamente três horas.

Ainda não se sabe como o jovem chegou até lá, mas segundo a mãe a possibilidade é que ele estivesse a caminho da casa dos avós e por algum motivo não conseguiu chegar. Também não se sabe se ele teve ajuda de alguém, já que imagens do circuito de segurança do aeroporto o mostram saindo sozinho.

Para a mãe, a sensação foi de alívio após 12 horas sem notícias do filho. "Nossa, meu coração estava apertado demais, estava desesperada sem ter notícias dele. Quando soube que ele foi encontrado foi só gratidão e agradecimento às pessoas que se mobilizaram para fazer a busca pelo meu filho", desabafa.

Ainda abalada pelo susto, Verônica adiou a viagem de volta para casa para o dia 10 de outubro. "Sem condições emocionais para viajar agora".