Turistas são presos em Fernando de Noronha por falsificarem testes de covid
Quatro turistas do Tocantins foram presos preventivamente na noite de ontem, em Fernando de Noronha, por falsificarem exames da Covid-19 para terem acesso à ilha. Segundo a Polícia Civil, o grupo está sendo investigado por falsificação de documento, associação criminosa e crime contra a saúde pública.
Para entrar em Fernando de Noronha, o Governo de Pernambuco estabeleceu um protocolo, em que o viajante deve realizar um dia antes ou no dia da viagem o exame RT-PCR, que indica se a pessoa está com o vírus ativo no corpo. No caso dos turistas presos, eles chegaram a Noronha na quarta-feira (28), em um jato particular, e apresentaram resultados de exames que teriam sido coletados em 25 de outubro - o que já esbarra no protocolo.
Vindos de Araguaína (TO), os quatro turistas foram colocados em quarentena na pousada onde se hospedaram. Uma equipe foi até o local fazer a coleta de material deles, para poder executar o exame, mas o grupo se negou a fazer, sob a alegação de que aguardavam o resultado de um outro teste, feito no mesmo dia do embarque.
Segundo a administração de Fernando de Noronha, ontem os turistas apresentaram o resultado do suposto exame que teria sido feito no dia anterior, mas as datas no documento não batiam. Isso chamou a atenção da Superintendência de Saúde da ilha, que entrou em contato com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins, onde fica o laboratório onde os testes foram realizados.
Em resposta, a equipe do laboratório do Tocantins informou que a data da coleta do exame foi adulterada pelo quarteto. O promotor Flávio Falcão, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou as prisões preventivas do quatro turistas - dois homens e duas mulheres.
Na noite dessa quinta, o juiz André Carneiro de Albuquerque Santana deferiu o pedido do MPPE e decretou a prisão preventiva dos turistas. Em nota, a Polícia Civil disse que a Polícia Militar "está apoiando na custódia dos presos".
Hoje o grupo deverá realizar um novo exame RT-PCR para, enfim, saber se estão infectados ou não.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.