SP: Justiça aceita denúncia contra PM acusado de matar jovem em abordagem
A Justiça de São Paulo aceitou na última sexta-feira (27) a denúncia do MP (Ministério Público) e tornou réu o policial militar Guilherme Tadeu Figueiredo Giacomelli, acusado da morte do jovem Rogério Ferreira da Silva Júnior, 19, em 9 de agosto, dia do aniversário da vítima, na região do Parque Bristol, zona sul da capital paulista.
Segundo a denúncia, Giacomelli, acusado de homicídio doloso (quando há intenção de matar) atirou nas costas de Rogério quando ele estava andando de moto. Na época do ocorrido, o policial alegou que agiu em legítima defesa, porque achou que a vítima estava armada e ia tentar fugir de uma abordagem da PM. Mas o agente não encontrou nenhuma arma com a vítima.
O MP também havia pedido a prisão preventiva de Giacomelli, mas o juiz Roberto Zanichelli Cintra, da 1ª Vara do Júri, negou a decretação. No despacho, ele destaca que o réu colaborou com as investigações, apresentou-se às autoridades sempre que necessário e não demonstrou oposição a realização das diligências.
O magistrado, no entanto, determinou aplicação de medidas cautelares, como suspensão de porte de arma, proibição de exercer funções policiais de patrulhamento ou atendimento direto à população, não manter contato com testemunhas ou parentes da vítima.
O juiz ainda solicitou que o processo que apura suposto crime de fraude processual que corre na Justiça Militar seja transferido para a Justiça comum.
Segundo o MP, Guilherme e um parceiro policial "solicitaram apoio alegando que se tratava de acidente trânsito, escondendo o disparo de arma de fogo. Procuraram, assim, inovar artificiosamente o estado de lugar, de coisa ou pessoa, com o intuito de induzir a erro o juiz ou o perito, para produzir efeito", ainda de acordo com a denúncia.
O magistrado entendeu que os crimes de homicídio doloso e fraude processual são conexos e portanto, devem ser julgados em conjunto
O UOL tenta localizar a defesa do policial. O espaço está aberto para manifestações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.