Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de MG diz que ônibus tinha mais de um motorista; um deles morreu

Do UOL, em São Paulo

05/12/2020 18h43

A Polícia Civil de Minas Gerais afirmou, na tarde de hoje, que o ônibus acidentado ontem na BR-381, na altura de João Monlevade, tinha mais de um motorista. Um deles, segundo os investigadores, morreu em decorrência da queda do veículo de um viaduto de cerca de 35 metros. Outro consta como desaparecido.

"São informações contraditórias com relação a dois ou três motoristas. Um motorista com certeza faleceu no local. O outro praticamente já identificaram. Mas temos que ter o cuidado necessário, porque essa identificação basicamente pode ser feita por questões testemunhais e essas testemunhas ainda se encontram no calor da emoção e aquele trauma pós acidente", explicou Paulo Tavares, delegado responsável pelo inquérito policial.

O acidente teve 18 óbitos e 23 feridos. Do total de mortos, 13 faleceram no local.

Tavares afirmou que o suspeito foi identificado vivo. Testemunhas disseram que o condutor do ônibus saltou do veículo antes da queda, fugiu do local e ainda não se apresentou à polícia. Uma sobrevivente do acidente afirmou que o motorista perdeu a frenagem, não fez nenhum alerta aos passageiros e largou a direção para pular do ônibus.

A identificação, segundo a polícia, é feita por fotos apresentadas às vítimas e testemunhas que estavam no local. Os peritos tratam a questão como delicada; até o momento, segundo Tavares, foram ouvidas oito pessoas.

O veículo, que transportava 46 passageiros no momento da tragédia, saiu de Mata Grande (AL) e ia para São Paulo. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que a empresa JS Turismo é a dona do ônibus e não tinha autorização para transportar passageiros.

Na manhã de hoje, a polícia divulgou a identidade de 13 das 18 vítimas. A lista, segundo a polícia, foi obtida por meio de levantamentos feitos pelos investigadores. Tavares declarou que não houve contato com a JS Turismo e que tudo o que se soube da empresa foi por meio da imprensa.

Mapa mostra local onde ônibus caiu de viaduto no interior de Minas - Reprodução/Google Arte/UOL - Reprodução/Google Arte/UOL
Mapa mostra local de onde ônibus caiu de viaduto no interior de Minas
Imagem: Reprodução/Google Arte/UOL

Identificação e translado

A polícia afirmou que há muita dificuldade em identificar alguns dos corpos porque, no momento do acidente, objetos pessoais como documentos de identidade podem se soltar. Os delegados afirmaram que todos os óbitos foram por traumatismo contuso, algo comum em acidentes de trânsito.

Os corpos de vítimas alagoanas do acidente serão transportados para Alagoas em aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Eles serão liberados a medida que forem identificados. A polícia afirmou que pediu registros aos estados Alagoas, Santa Catarina, São Paulo e Bahia para acelerar o processo de identificação.

Os corpos se encontram no IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte, para onde foram levados na manhã de hoje, após serem transferidos do IML de João Monlevade.

Também foi divulgado que o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) reativará um posto avançado dentro do IML para que as declarações de óbito sejam registradas dentro do próprio local.