Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas em MG: sobe para 6 o número de mortos em Santa Maria de Itabira

Bombeiros fazem buscas após deslizamentos em Santa Maria de Itabira (MG); cidade foi atingida por fortes chuvas - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Bombeiros fazem buscas após deslizamentos em Santa Maria de Itabira (MG); cidade foi atingida por fortes chuvas Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 08h51Atualizada em 22/02/2021 14h14

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizou o corpo de uma criança de 5 anos que foi vítima de um deslizamento de terra em Santa Maria de Itabira (MG). A cidade foi fortemente atingida pelas chuvas na madrugada de domingo. Com isso, o número de mortos no local subiu para seis.

O corpo da criança "já foi retirado e está a caminho do necrotério do hospital da cidade", segundo os Bombeiros. Para localizá-lo, foi realizado "um estudo da planta da residência para estimar o provável local onde a criança estaria".

"Eles (bombeiros) se depararam com uma árvore de grande porte que obstruía e dificultava o acesso. Essa árvore precisou ser cortada e ter seu tronco rolado para que conseguíssemos encontrar a cama onde estava a criança", afirmou o órgão.

Mais cedo, os corpos de duas mulheres e um homem foram localizados pelos Bombeiros. Todos já foram identificados pelos familiares.

Ontem, a morte de uma mulher de 42 anos em Manhuaçu também foi confirmada. A vítima ficou soterrada após sua casa desmoronar. O marido e os dois filhos da mulher conseguiram sair do local sem ferimentos.

O governador de Minas Gerias, Romeu Zema (Novo), esteve na cidade ontem para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil.

As chuvas causaram enchentes, desabamentos e quedas de árvores em diversos municípios das regiões Central e Zona da Mata. Em Santa Maria de Itabira, várias casas ficaram debaixo d'água com o transbordamento do Rio Girau, e estradas e vias no município estão interditadas.

Com o apoio da população, os bombeiros resgataram ao menos uma vítima dos escombros no bairro Poção. Os bombeiros também foram acionados para resgatar cidadãos que ficaram ilhados.

A prefeitura de Itabira, colocou as escolas à disposição para receber e fornecer alimentação aos desabrigados e deve enviar caminhões-pipa para ajudar no abastecimento da população atingida.

Boletim divulgado hoje pela Defesa Civil de Minas Gerais aponta que desde outubro de 2020 até agora 21 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado. Os desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo temporário) somam 1358 e os desalojados, 9807.