Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem de 52 anos é eletrocutado ao tocar em poste em parque de Campinas

Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas; perícia é realizada na manhã de hoje - Felipe de Souza/UOL
Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas; perícia é realizada na manhã de hoje Imagem: Felipe de Souza/UOL

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

22/02/2021 08h50Atualizada em 22/02/2021 12h12

Um homem de 52 anos foi eletrocutado no começo da noite de ontem, enquanto jogava tênis em uma quadra da Lagoa do Taquaral, principal praça esportiva e ponto turístico de Campinas, interior de São Paulo. Eduardo Girotto praticava o esporte havia 10 anos. Ele estava jogando em uma das quadras quando encostou em um poste de iluminação e recebeu a descarga elétrica.

Girotto sofreu uma parada cardíaca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o resgate, mas Girotto não resistiu à força do choque.

Em nota, a prefeitura, responsável pela manutenção do parque, informou que o homem praticava o esporte havia pelo menos 10 anos no local.

tênis - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas
Imagem: Reprodução/Facebook

"A Prefeitura Municipal de Campinas lamenta o acidente ocorrido na noite deste domingo, dia 21 de fevereiro, que causou a morte de uma pessoa de 52 anos em uma das quadras de tênis no Parque Taquaral. A Administração vai tomar todas as providências necessárias e dar todo o apoio às investigações", informou.

O Instituto de Criminalística foi acionado ontem à noite e a perícia já colheu as informações relevantes para a investigação do caso.

Após o acidente, a energia da área foi totalmente desligada para evitar novo acidentes.

Hoje de manhã, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, acompanhado de eletricistas, foram ao local. O poste de iluminação foi retirado, aberto, e todos os fios e cabos analisados.

O UOL acompanhou o trabalho. Quando a energia foi religada para que os técnicos pudessem avaliar se o poste estava energizado, lâmpadas de outro poste tiveram curto-circuito — com um barulho que assustou a todos da imprensa que acompanhavam o trabalho.

Esse segundo equipamento estava próximo a um alambrado de metal, que, após avaliação, não estava eletrificado.

A hipótese mais provável até o meio da manhã era de que algum mal funcionamento nos plugues das lâmpadas poderiam ter causado o choque, porém o resultado final da análise só será informado posteriormente à perícia.

parque - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas
Imagem: Reprodução/TV Globo

Falta de manutenção é problema "antigo", dizem frequentadores

A Lagoa do Taquaral é ponto de encontro de pessoas que fazem exercícios físicos e praticam esportes há muitos anos. Além das duas quadras de tênis, também há espaços para vôlei de areia, futebol, futevôlei e basquete, por exemplo.

Porém, quem utiliza o local com frequência reclama da falta de manutenção dos espaços.

O estudante Henrique Ribeiro, 22, vai praticamente todos os dias ao Taquaral para jogar basquete. "Sempre alguma coisa está errada. Às vezes tem um poste que não tem luz, às vezes a quadra tem buracos. Nunca está perfeito", disse.

Prefeitura se posiciona

Consultada sobre os problemas de manutenção, a Prefeitura afirma que novas vistorias serão feitas para que todas as informações sejam levantadas e negou haver falta de manutenção.

"A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza manutenção periodicamente no sistema de iluminação das quadras, com troca de lâmpadas e reatores. Também mantém um eletricista no parque todos os dias, inclusive aos finais de semana", rebateu a prefeitura, em nota.

A administração esclareceu que as instalações de iluminação das quadras de tênis foram feitas em novembro de 2011, "e que nunca haviam apresentado problemas".

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) determinou a abertura de um procedimento interno para avaliar o que aconteceu.

Ainda não há informações sobre velório e enterro de Girotto.