Chuvas em Minas Gerais causam mortes, enchentes e desabamento
Ao menos duas pessoas morreram em Santa Maria de Itabira, e uma em Manhuaçu, em Minas Gerais, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado neste final de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas foram soterradas após desmoronamentos.
As vítimas de Santa Maria de Itabira ainda não foram identificadas. Em Manhuaçu, veio a óbito uma mulher de 42 anos. O marido e os dois filhos da mulher, de 12 e 17 anos, conseguiram sair da casa sem ferimentos.
As chuvas causaram enchentes, desabamentos e quedas de árvores em diversos municípios das regiões Central e Zona da Mata. Em Santa Maria de Itabira, várias casas ficaram debaixo d'água com o transbordamento do Rio Girau e estradas e vias no município estão interditadas.
Com o apoio da população, os bombeiros resgataram ao menos uma vítima dos escombros no bairro Poção. Segundo a corporação, outras quatro pessoas ainda podem estar soterradas. Os bombeiros também foram acionados para resgatar cidadãos que ficaram ilhados.
O DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) afirmou em nota que uma equipe foi deslocada para a MGC-120 na manhã de hoje, com homens e duas máquinas, para desobstruir a barreira que impede a passagem pela rodovia.
Ajuda humanitária
O governador Romeu Zema afirmou em publicação no seu perfil do Twitter que helicópteros do estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate e que um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também foi enviado ao município.
"Estou em contato diário com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, acompanhando a situação nos municípios afetados pelas fortes chuvas", disse Zema. "Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda", completou.
A Defesa Civil do estado está enviando ajuda humanitária aos atingidos pelas chuvas nas cidades de Matipó, Carangola, Orizânia, Divino e Fervedouro, além de Santa Maria de Itabira.
A prefeitura de Itabira, colocou as escolas à disposição para receber e fornecer alimentação aos desabrigados e deve enviar caminhões-pipa para ajudar no abastecimento da população atingida.
*Com Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.