Topo

Esse conteúdo é antigo

MP pede prisão da técnica de enfermagem indiciada por falsa vacinação no RJ

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2021 14h33

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) denunciou e pediu à Justiça a prisão preventiva da técnica de enfermagem Rozemary Gomes Pita, 42, indiciada pela Polícia Civil por peculato e infração de medida sanitária após ser flagrada aplicando uma injeção sem a dose da vacina contra a covid-19 em um idoso de 90 anos em Niterói, região metropolitana do Rio, no último dia 12.

Segundo o MP, através do vídeo que circulou pelas redes sociais, fica nítido que a profissional de saúde não pressionou o êmbolo da seringa, tendo deixado de aplicar o imunizante de forma proposital, infringindo a determinação do poder público. A Polícia Civil informou que a técnica de enfermagem, em depoimento, alegou cansaço para justificar o ocorrido.

A 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial do núcleo de Niterói alega que o pedido de prisão leva em consideração o fato que a liberdade da profissional de saúde "traz riscos para a ordem pública, sendo a custódia cautelar preventiva solicitada a medida necessária para a prevenção do crime narrado".

Ainda de acordo com o Ministério Público, a decisão levou em conta a "reiteração da prática criminosa" e a "gravidade do delito, em especial para a população de alto risco, neste momento da pandemia". Para o órgão, os crimes cometidos por Rozemary são considerados dolosos, ou seja, intencionais.

No texto, o MP fala ainda que a profissional de saúde infringiu a determinação do poder público para aplicar a vacina porque, durante exercício da função pública, apropriou-se da seringa e do 0,5 ml do imunizante contra a covid-19. Na denúncia, a procuradoria cita também que a coordenadora de enfermagem da Fundação Estatal de Saúde, responsável técnica pelo local, afirmou que a seringa com o imunizante não aplicado no idoso não foi encontrada.

O UOL tenta contato com a defesa de Rozemary Gomes Pita, mas não houve resposta.

Relembre o caso

Na última sexta-feira (12), no drive-thru do campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), no Gragoatá, em Niterói, um idoso de 90 anos foi ao local, na companhia de familiares, para ser vacinado contra a covid-19. Um parente filmou toda a ação. Porém, momento depois, ao assistirem ao vídeo perceberam que a técnica de enfermagem injeta a seringa no braço e a retira sem aplicar a dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, logo depois do ocorrido profissionais da saúde foram até a casa do idoso para efetuar a vacinação corretamente, e a técnica de enfermagem foi demitida após a conclusão do inquérito.

Na semana passada, Rozemary prestou depoimento na 76ª DP (Niterói). "Ela afirma ser uma profissional experiente que nunca comentou falha dessa natureza. Rozemary, agindo de forma livre e consciente, deixou de aplicar a vacina contra covid-19 no idoso, com o intuito de desviar o imunizante em proveito próprio ou alheio", disse o delegado Luiz Henrique Marque Pereira.