Trabalhadores encontram fósseis de dinossauros em obra no interior de SP
Trabalhadores encontraram partes de fósseis de dinossauros enquanto trabalhavam nas obras de construção de uma praça de pedágio entre Irapuru e Pacaembu, no interior de São Paulo.
Os ossos teriam entre entre 80 e 90 milhões de anos e já foram retirados e catalogados pelo Museu de Paleontologia Pedro Condolo, que fica em Uchoa, a 426 km da capital paulista.
Ao UOL, o paleontólogo Fabiano Vidoi Iori explica que a descoberta é importante, mas não surpreende pela localização.
"Essa região é conhecida desde o século passado, vários fósseis foram encontrados na região. Não é novidade", garantiu.
Ele explica, no entanto, que a descoberta é importante pela quantidade do material arqueológico encontrado.
"São vários fósseis achados em um espaço pequeno", detalhou.
Segundo Fabiano, a rocha em que foram localizados os fósseis funciona como uma espécie de cápsula do tempo.
"No período cretáceo, essa rocha que a gente está vendo hoje, era um ambiente totalmente diferente. Eram areias e lamas que eram depositados e os animais que morriam ali eram soterrados. Hoje essa rocha é como se fosse uma cápsula do tempo, a rocha aprisionou esses restos", explica.
Na nova descoberta, foram encontrados fósseis de duas espécies.
Uma delas era o titanossauro, conhecido também como dinossauro pescoçudo: quadrúpede, herbívoro e que podia alcançar até 20 metros de altura.
Também foram descobertos dentes de abelissaurídeos, predadores bípedes e ferozes, que eram carnívoros e conseguiam chegar até a nove metros de comprimento.
"Eles são bastante presentes em rochas do interior paulista. Em todo o interior paulista a gente encontra esse tipo de animal", explica o paleontólogo.
Questionado sobre o período em que os animais viveram na região, Fábio explica que é possível definir aproximadamente o período por conta da rocha em que os fósseis foram descobertos. "A gente conhece a idade pela rocha, a gente sabe que esses fósseis teriam entre 80 e 90 milhões de anos", finaliza.
As obras do pedágio foram interrompidas assim que os fósseis foram achados para que os profissionais pudessem realizar toda a escavação. Após os fins dos trabalhos, elas já foram liberadas novamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.