O jovem de 18 anos suspeito de cometer o ataque ocorrido em uma creche no município de Saudades, a 446 km de Florianópolis (SC), pode ter alta médica amanhã, segundo boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Internado desde o dia do ataque, ocorrido na última terça-feira (4), o jovem deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da unidade de saúde na sexta-feira (7).
O atentado que matou três crianças e duas mulheres aconteceu na CEI (Centro de Educação Infantil) Pró-Infância Aquarela, voltado para crianças de até 3 anos. Elas foram golpeadas com um tipo de facão. Após o ataque, o jovem tentou se matar com a arma branca, mas foi impedido por populares.
"O paciente está com boa evolução clínica e cirúrgica, com provável critério de alta hospitalar a partir de amanhã", informa o boletim.
O boletim ainda detalha que o suspeito "apresenta melhora clínica satisfatória, aceitou dieta por via oral nos últimos dois dias, não está mais dependendo de suporte com oxigênio, retirado o dreno torácico e serão retirados drenos do abdômen, cervical e perna esquerda no dia de hoje".
Também será avaliado hoje a possibilidade de "remover a cânula metálica de traqueostomia concomitante" do jovem.
Já o bebê de 1 ano e 8 meses que sobreviveu ao ataque recebeu alta ontem no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, em Chapecó. Na saída da unidade de saúde, profissionais prestaram homenagens a ele ao som do Coral Mensageiros da Alegria.
Suspeito tinha perfil reservado
Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o atentado tinha o perfil reservado e vinha sofrendo bullying na escola. A apuração inicial dos policiais também aponta que o homem de 18 anos vinha maltratando animais e não queria mais ir à escola, onde cursava o ensino médio.
Ainda de acordo com a polícia, o jovem portava duas armas brancas, mas apenas uma delas teria sido utilizada no ataque. Ambas teriam sido compradas há pouco tempo. De acordo com o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Jeronimo Marçal, o jovem chegou a afirmar que usaria os instrumentos para maltratar um animal de uma familiar.
"Ele brincou com ela que era para maltratar o bichinho que ela tinha em casa. Ninguém imaginava que ele faria isso", declarou ele, em contato com UOL,
Pedido de prisão preventiva
A Justiça catarinense acatou o pedido do MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) para decretar a prisão preventiva do suspeito. A confirmação da prisão preventiva foi feita pelo delegado Marçal.
O delegado anunciou também que pediu o indiciamento do suspeito por cinco homicídios triplamente qualificados (motivo torpe, por meio cruel e sem possibilidade de defesa às vítimas) e uma tentativa de homicídio, já que uma das crianças sobreviveu.
Velório de vítimas de ataque a escola reúne cerca de 1,5 mil pessoas em SC
1 / 18
Velório coletivo O velório coletivo das vítimas do ataque a uma escola infantil acontece no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Catarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 2 / 18
Homenagens Moradores colocam flores e cartazes em homenagem às vítimas do atentado ocorrido ontem em uma escola infantil, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Catarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 3 / 18
Velório das vítimas Segundo os Bombeiros, o velório das vítimas do ataque a uma creche de Saudades (SC) reuniu cerca de 1,5 mil pessoas na manhã de hoje
Leia mais Hygino Vasconcellos/UOL 4 / 18
Velório coletivo O velório coletivo das vítimas do ataque a uma escola infantil acontece no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Catarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 5 / 18
Homenagem às vítimas Cartaz homenageia Mirla Renner, de 20 anos, uma das cinco vítimas do ataque a uma creche em Saudades (SC). A jovem trabalhava como agente de educação, auxiliando os professores durante as aulas. Ela morreu após ser encaminhada ao hospital.
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 6 / 18
Tampa dos caixões das vítimas do ataque a uma escola infantil na cidade de Saudades, no oeste de Santa Cantarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 7 / 18
Emoção Moradores se consolam durante o velório coletivo das vítimas do ataque a uma escola infantil, no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Cantarina, nesta quarta-feira
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 8 / 18
O velório coletivo das vítimas do ataque a escola acontece em um ginásio do Parque de Exposições Theobaldo Hermes, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Cantarina, nesta quarta-feira
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 9 / 18
Homenagens Policiais carregam coroas de flores enviadas ao ginásio do Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde está ocorrendo o velório coletivo das vítimas do ataque à escola infantil em Saudades (SC)
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 10 / 18
Velório Moradores e familiares chegam para o velório coletivo das vítimas do ataque a uma escola infantil, no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Cantarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 11 / 18
Comoção Populares entram e saem do ginásio do Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde está ocorrendo o velório coletivo das vítimas do ataque à escola infantil em Saudades (SC)
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 12 / 18
Flores e velas Flores e cartazes são depositados em homenagem às vítimas do atentado ocorrido na escola infantil, na cidade de Saudades, no oeste de Santa Catarina
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 13 / 18
Comoção Populares se emocionam próximo ao ginásio do Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde está ocorrendo o velório coletivo das vítimas do ataque a uma escola infantil em Saudades (SC)
Leia mais WILLIAN RICARDO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO 14 / 18
Cortejo Populares participam do cortejo fúnebre das vítimas do ataque a creche infantil em Saudades (SC), aproximadamente às 11h da manhã (horário de Brasília)
Leia mais Hygino Vasconcellos/UOL 15 / 18
Cortejo Corpo de Bombeiros e populares participam do cortejo fúnebre das vítimas do ataque a creche infantil em Saudades (SC)
Leia mais Hygino Vasconcellos/UOL 16 / 18
Enterro A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), acompanha enterros das vítimas do atentado ocorrido em creche em Saudades, no Cemitério Municipal da cidade
Leia mais MÔNIA CRIS/ESTADÃO CONTEÚDO 17 / 18
Enterro de uma das cinco vítimas do ataque a uma creche em Saudades (SC), no Cemitério Municipal da cidade
Leia mais MÔNIA CRIS/ESTADÃO CONTEÚDO 18 / 18
Enterro de uma das crianças mortas em um ataque a uma creche em Saudades (SC). Cinco pessoas morreram, entre elas, três crianças
Leia mais MÔNIA CRIS/ESTADÃO CONTEÚDO Centro de Valorização da Vida
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.