Lula usa fala machista sobre amantes, e Janja lança olhar de reprovação

A primeira-dama Janja da Silva não gostou do tom machista de um trecho da fala de Lula no ato sobre o 8 de Janeiro em que o presidente se chamou de "amante da democracia".

O que aconteceu

Trecho de fala improvisada de Lula desagradou. Ele disse que "na maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres".

A primeira-dama lançou um olhar de indignação. Ela reprovou essa parte da fala do presidente fazendo um não com a cabeça.

A frase foi dita durante discurso no ato do 8 de Janeiro. Lula estava no evento no Palácio do Planalto com representantes de outros Poderes e lideranças da sociedade civil.

Durante a fala, o presidente se descreveu como "amante da democracia". Na sequência, ele verbalizou a frase que desagradou Janja e terminou desta forma: "Eu sou amante da democracia porque sei o valor dela".

A primeira-dama deixou claro que não gostou desta parte do discurso. Mas, assim que o evento terminou, o casal desceu de mãos dadas a rampa na direção da praça dos Três Poderes, onde foi feito um "abraço à democracia", com a palavra sendo escrita com flores em torno da qual as autoridades se reuniram.

Futuro ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira disse que não puxará a orelha de Lula. A afirmação ocorreu depois de ser questionado se aconselharia presidente a não usar declarações machistas, como a ocorrida hoje.

É por isso que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido. Eu sou um amante da democracia, porque na maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. E eu sou um amante da democracia porque eu conheço o valor dela.
Lula, durante o 8/1

Podcast Janja

Você pode ouvir os cinco episódios do podcast sobre Janja nos links abaixo.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.