Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria chega em SC e temperaturas chegam a 0ºC na próxima semana

30.jun.2021 - Neve na cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina - RAPHAEL ZULIANELLO/Estadão Conteúdo
30.jun.2021 - Neve na cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina Imagem: RAPHAEL ZULIANELLO/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

23/07/2021 19h27

Uma intensa massa de ar polar vai atingir Santa Catarina na próxima semana derrubando as temperaturas. Os termômetros poderão chegar a 0ºC ou menos nos últimos dias de julho.

Segundo o Epagri/Ciram, instituto que monitora a meteorologia no estado, as temperaturas mais baixas acontecerão entre quinta (29) e sábado (31).

O frio deve se manter estável ao longo de toda a semana e será predominante no estado.

Julho vai terminar com chuva abaixo da média climatológica. No entanto, junto com o frio, o oeste e o planalto de Santa Catarina, áreas mais altas do estado, devem ter geadas.

O instituto afirma que a possibilidade de nevar será analisada nos próximos dias.

Calor antes da queda de temperatura

Antes dos termômetros marcarem mínimas historicamente baixas, Santa Catarina terá calor ao longo deste final de semana. De amanhã até segunda (26) as máximas previstas são elevadas para a época do ano, e devem ficar acima dos 25ºC, podendo atingir até 30ºC.

O calor deve predominar principalmente no oeste do estado, no Vale do Itajaí e no litoral.

O declínio acentuado de temperatura começa na terça-feira (27).

Massa de ar frio pode causar temperaturas mais baixas do século

A massa de ar polar que se aproxima por Santa Catarina vai atingir todo o sul do Brasil. A condição poderá causar o frio mais intenso do século. Segundo a Metsul Meteorologia, em extremos da região a sensação térmica poderá chegar a -25ºC.

Os estudos divulgados pela empresa de meteorologia, porém, ainda são preliminares e devem ser confirmados neste final de semana ou na segunda-feira (26).