Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher fica com dedo roxo e unha amarela após pé esmagar piolho-de-cobra

"Quando tirei o tênis, vi que o meu pé estava desse jeito. Entrei em desespero total", lembra empresária - Reprodução/Instagram
"Quando tirei o tênis, vi que o meu pé estava desse jeito. Entrei em desespero total", lembra empresária Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/11/2021 16h19Atualizada em 02/11/2021 22h47

A empresária Thassynara Vargas, 25, entrou em "desespero total" ao chegar em casa na última sexta-feira (29), tirar o tênis e olhar para um de seus pés: ela tinha dois dedos roxos — e um deles, o dedão, ainda estava com a unha amarela. Descobriu, então, que a lesão havia sido causada por um gongolo, popularmente conhecido como piolho-de-cobra, que encontrou dentro de seu calçado.

Nas redes sociais, Thassynara contou que, naquele dia, se arrumou normalmente pela manhã e caminhou até a loja onde trabalha, em Pechincha, zona oeste do Rio de Janeiro, um trajeto que levou cerca de dez minutos. Ao chegar, notou que havia um bicho — o piolho-de-cobra — na parte de dentro do tênis, e logo o matou. A surpresa viria por volta das 19h, quando voltou para casa.

"Cheguei em casa às 19h. Quando eu tirei o tênis, vi que meu pé estava desse jeito. Eu entrei em desespero total!", lembrou Thassynara. "Comecei a gritar, a pedir socorro. Minha mãe me colocou no box, comecei a lavar o pé com sabão, e nada de essa 'mancha' sair."

Foi aí que ela ligou para o namorado e os dois foram para o hospital. A empresária, segundo relatou, precisou ser avaliada por três médicos diferentes até que tivesse alguma resposta sobre o que teria causado a lesão nos dedos.

"Fui informada que teria que cuidar direitinho da ferida, pois esses bichos soltam uma substância que queima a pele (...). Essa parte que está preta pode descamar, eu posso perder a unha, mas [a médica] disse que está tudo dentro do normal. Agora é observar os próximos dias, isso pode durar de 7 a 15 dias", acrescentou.

Eu não sinto dor alguma, mas é muito desagradável ficar com o pé desse jeito. Estou fazendo esse alerta para que sempre antes de colocar um sapato fechado, olhem, batam o calçado no chão, prestem muita atenção. Por favor, tomem muito cuidado!
Thassynara Vargas, no Instagram

O que é um piolho-de-cobra?

Piolho-de-cobra - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Empresária carioca encontrou um piolho-de-cobra dentro do tênis; animal não é venenoso
Imagem: Reprodução/Instagram

O piolho-de-cobra, também chamado de gongolo ou embuá, é um animal da classe dos diplópodes que vive em ambientes úmidos, com pouca luz e com material orgânico disponível para alimentação — como jardins —, podendo até ser parasita de algumas plantas.

Ele tem um corpo alongado, dois pares de pernas no tórax e no abdômen e um par de antenas na cabeça. Muitas vezes é confundido com a lacraia, mas, ao contrário dela, não é venenoso.

Em geral, os piolhos-de-cobra não representam perigo para seres humanos ou animais domésticos. Mas, quando esmagados, liberam toxinas que podem manchar a pele — como aconteceu com a empresária Thassynara Vargas. Nestes casos, é recomendado lavar a área afetada com água e sabão.