Bombeiro diz que chuva fez grupo ficar em gruta que desabou: 'Segurança'
Sobrevivente do desabamento de uma gruta em Altinópolis (SP), no domingo (31), o instrutor e bombeiro civil Rafael Sordi explicou hoje que o grupo de 28 bombeiros civis — que fazia um treinamento horas antes do incidente — decidiu permanecer no local por motivos de segurança, já que a chuva do lado de fora estava muito forte.
"O nosso projeto do curso era fazer a prática na trilha, passar pela caverna e sair do outro lado, na outra ponta. Por volta de umas 18h, 19h, começou uma chuva muito forte na região e a gente achou melhor, por segurança, ficar dentro da caverna. A chuva estava muito forte e com bastante vento", contou Sordi ao "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo.
O incidente aconteceu por volta da 0h40, ainda de acordo com o bombeiro civil. O desabamento atingiu dez pessoas, e apenas uma delas foi resgatada com vida. As outras 18 não se feriram.
Passar na trilha seria muito mais perigoso do que ficar na caverna onde a gente estava. Mas a caverna era de arenito. Antes de entrar na caverna, fizemos mapeamento de risco e, semanas antes, estava tendo treinamento naquela caverna. (...) Ali a gente não tinha outra coisa que poderia ser feita.
Rafael Sordi, ao "Encontro"
"Quando não desabou mais, a gente entrou e começou a fazer a retirada de vítimas", relatou. "Infelizmente, o pessoal de Batatais [SP] estava mais próximo de onde estava o desmoronamento. As pedras eram muito grandes e a gente não conseguia puxar nem quebrar a pedra".
Dos nove mortos, seis eram de Batatais, localizada a pouco mais de 30 quilômetros de Altinópolis. Ontem, a cidade organizou um velório coletivo para que familiares pudessem se despedir.
Veja quem são as nove vítimas do desabamento em Altinópolis:
Celso Galina Júnior
Jenifer Caroline da Silva
Elaine Cristina de Carvalho
Rodrigo Triffoni Calegari
Jonatas Ítalo Lopes
José Cândido Messias da Silva
Ana Carla Costa Rodrigues de Barros
Natan de Souza Martins
Débora Silva Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.