Escorpiões-amarelos são achados em creche de SC; picada pode levar à morte
Pelo menos oito escorpiões-amarelos foram encontrados nos arredores do Centro Educacional Infantil Luciane Haverroth, em Ituporanga (SC). O espaço, que atende alunos de creche e pré-escola, foi alvo de uma busca preventiva organizada pela administração municipal, com o objetivo de evitar acidentes com os aracnídeos. Este tipo de escorpião é venenoso, com risco de morte para quem é picado.
Os espécimes foram encontrados na semana passada próximos ao Parque Ingo Alterburg, mas concentrados em especial nos arredores da escolinha. Em nota sobre o assunto, a prefeitura da cidade informou que está mapeando os pontos em que os animais foram encontrados para evitar sua proliferação. Não há informações sobre feridos com a aparição dos animais.
"No local vistoriado foram encontrados oito escorpiões, os mesmo foram capturados e enviados para análise. Foi feito também um relatório mapeando os locais que eles foram encontrados e o que é necessário para eliminar as possibilidades de proliferação e repassado para a direção da escola e também para a Secretaria da Educação", explicou a Secretária de Saúde de Ituporanga, Aline de Abreu Postais.
A busca na cidade catarinense é feita sempre à noite pela possibilidade de identificar os esconderijos dos aracnídeos com o auxílio de uma luz especial, detalha também a secretária.
"Vamos realizar outras buscas ativas como essas, no mesmo local e em outras ruas ali nas proximidades do parque. E pedimos para que a população também fique a atenta para evitar acidentes", completou Aline.
Como evitar aparição de escorpiões
A prefeitura de Ituporanga também fez recomendações de segurança para que os moradores previnam "encontros" com os aracnídeos, como manter os terrenos e quintais limpos, livres de entulhos, e fechar bem pontos de armazenagem de lixo (como sacos, lixeiras e latões).
"Os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados", explicou um postagem da administração pública.
Além disso, na região em que já foram localizados os animais, como nos arredores da escola, é recomendado também fechar as soleiras das portas, redobrar o cuidado com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.