Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião cai em barranco após derrapar durante pouso no RS; assista ao vídeo

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 21h11Atualizada em 15/12/2021 09h32

Um avião derrapou durante o pouso no Aeroporto Municipal Luís Alberto Lehr, em Santa Rosa (RS), e acabou caindo em um barranco de cerca de cinco metros. O acidente, registrado por câmeras de segurança, aconteceu por volta de 8h40 de hoje e, apesar do susto, os três ocupantes da aeronave não ficaram feridos.

O jatinho era operado pelo Grupo Dimed, uma empresa farmacêutica gaúcha, que destacou em nota ao UOL que a queda causou "apenas danos materiais". Imagens mostram que o avião passou acelerado pela pista de cerca de 1.200 metros e, ao chegar ao final da via, fez uma manobra brusca antes de cair.

Os quatro ocupantes, o piloto e três passageiros, deixaram a aeronave antes mesmo da chegada dos bombeiros, sem sinais de machucados ou fraturas. Eles partiram de Porto Alegre, segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa.

A aeronave tinha dois reservatórios de combustível, de 500 litros cada, e um vazamento foi detectado em um deles, após o avião cair com a cauda no solo e a cabine de comando para cima.

As baterias do jatinho foram retiradas, seus freios — que apresentavam fumaça — foram resfriados e uma vala foi aberta pelos socorristas do Corpo de Bombeiros para escoar o querosene que vazou da aeronave após o acidente.

O Grupo Dimed declarou que "as autoridades competentes foram comunicadas e a empresa trabalha na apuração das causas do episódio".

O UOL também tenta contato com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para apurar a situação da aeronave. De acordo com o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), disponível no site da instituição, a aeronave, um Phenom 100 de prefixo PR-TDV, fabricado pela Embraer em 2011, está em situação regular, sem autorização para táxi aéreo, mas com permissão para serviços aéreos privados até março de 2022. O jatinho pertence à farmacêutica desde 2018.