Ilha se forma após queda no nível da represa de Jurumirim no interior de SP
Uma ilha apareceu no meio da represa de Jurumirim, no rio Paranapanema, em Avaré, no interior de São Paulo, depois que o nível de água do local caiu. Hoje, a dimensão da ilha já chega a cerca de quase 39 mil metros quadrados, o equivalente a quase cinco campos de futebol.
A situação gerou alerta sobre a crise hídrica e mobilizou representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) e ativistas ambientais. Agora, uma campanha pede ajuda para "afundar a ilha", um dos principais pontos turísticos da cidade.
A iniciativa é da Rede Brasil do Pacto Global, uma ação corporativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
"Quando a represa está em um nível normal, a ilha fica completamente submersa. Por isso, não é possível encontrá-la em nenhum mapa. Mas com a crise hídrica, ela apareceu na superfície e vem ficando cada vez maior. Hoje, já chega a cerca de 270 metros x 144 metros", diz o texto da campanha.
O ativista ambiental Guto Zorello participa da ação como morador da ilha. Ele relata que o local é deserto e não tem "frutas, árvores ou sombras". Ele montou uma barraca e permanecerá alguns dias no local, onde há um bolsão de areia e tocos surgindo.
Ontem, o nível do reservatório chegou a 21,75% da capacidade, conforme dados da ANA (Agência Nacional de Águas), o menor índice registrado no mês.
Sobre a represa
A Represa de Jurumirim é formada pelo represamento da Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema, e banha dez municípios no centro-sul do estado de São Paulo. O nome Jurumirim vem do tupi e significa "foz pequena".
A bacia hidrográfica tem uma área de 17.800 km². Tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.