Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra correria em shopping em assalto a joalheria no interior de SP

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

15/01/2022 11h51

Homens fortemente armados invadiram o shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, na noite de ontem. O grupo entrou em uma joalheria por volta das 20h30, rendeu o segurança e funcionárias e fugiu levando mercadorias.

O assalto causou pânico entre frequentadores e funcionários do shopping que, apavorados, se trancaram dentro das lojas até a chegada da Polícia Militar. O centro de compras precisou ser evacuado e fechado após o assalto.

Segundo o boletim de ocorrência, ao menos seis criminosos participaram do roubo. Três deles entraram na joalheria, que fica no piso superior do shopping. Para não levantar suspeita, um dos criminosos estava em uma cadeira de rodas.

Na joalheria, os bandidos renderam o segurança e as funcionárias e os trancaram em uma pequena sala, enquanto colocavam relógios e joias em mochilas. Eles fugiram andando pelos corredores do shopping minutos depois.

Imagens das câmeras de segurança do shopping mostram o momento em que os suspeitos entram na joalheria. Em fotos divulgadas pelo estabelecimento, é possível ver que eles carregam armas de grosso calibre.

Após o crime, os bandidos fugiram em dois carros. Os veículos foram encontrados horas mais tarde abandonados em uma área rural próxima ao shopping. O valor do prejuízo não foi informado.

Pânico e correria

Ao perceberem o roubo à joalheria, lojistas chamaram a Polícia Militar. A chegada dos policiais causou pânico e corre-corre entre os frequentadores do centro de compras, que se esconderam nas lojas.

"Do nada, as lojas começaram a baixar as portas, e os funcionários falavam que tinha bandidos no shopping. Ficamos com muito medo, corremos, entramos em uma loja de roupas e lá ficamos por quase uma hora", diz a administradora Mayra Luísa Oliveira.

"Ouvimos um barulho de tiro, nessa hora deu muito medo. As pessoas gritavam, foi horrível estar ali", afirmou a estudante de Direito Ana Laura Matos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram clientes assustados e sentados no chão das lojas e a movimentação de dezenas de policiais.

O estacionamento, os corredores do centro de compras e todas as lojas foram vistoriados pelos militares. Todos os homens que estavam no centro de compras também foram revistados antes de serem liberados para deixar o local.

Devido ao roubo, o shopping encerrou as atividades mais cedo.

"O shopping Iguatemi Rio Preto registrou um assalto em uma de suas operações. A polícia foi imediatamente acionada, e o empreendimento segue colaborando com as autoridades competentes", disse a empresa em nota.

Prisões

Dois carros usados pelos bandidos foram encontrados abandonados em uma área rural próxima ao shopping. Os veículos foram apreendidos e serão periciados.

Um terceiro carro usado que teria sido usado pelos bandidos foi abordado pela Polícia Rodoviária Estadual na cidade de Americana, também no interior paulista.

"Durante a madrugada, esse carro com dois ocupantes foi abordado pela Polícia Rodoviária em Americana. Esses homens foram presos suspeitos de participarem do crime", disse o delegado Paulo Buchala.

Com os suspeitos, a polícia encontrou algumas joias e relógios possivelmente roubados da joalheria.

Uma mulher, que também teria participado da ação, foi presa em São Paulo por policiais da Rota. Ela teria confessado a participação no roubo.

Todos serão encaminhados para a Delegacia de São José do Rio Preto, onde prestarão depoimento.