Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarão-tigre causou incidente em Fernando de Noronha, dizem especialistas

O tubarão-tigre é uma espécie bastante comum em Fernando de Noronha - Getty Images
O tubarão-tigre é uma espécie bastante comum em Fernando de Noronha Imagem: Getty Images

Heloísa Barrense e Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

29/01/2022 07h46

O incidente envolvendo uma menina de 8 anos em Fernando de Noronha na manhã de hoje foi provavelmente provocado por um tubarão-tigre, segundo os especialistas. O animal pode alcançar 6 metros de comprimento, é uma das três espécies mais comuns no arquipélago e é uma das apontadas como envolvidas em incidentes com humanos em praias de Pernambuco. Segundo a administração da ilha, a criança foi mordida na perna direita e deu entrada na unidade de saúde em estado grave. A praia, administrada pelo ICMBio, foi fechada sem previsão de reabertura.

De acordo com o engenheiro de pesca e administrador do Museu do Tubarão, em Fernando de Noronha, Leonardo Veras, o tipo de ferimento observado na perna direita da menina, na manhã de ontem, tinha "corte limpo e quebra em ângulo reto do fêmur", o que seria uma das "marcas registradas" do tubarão-tigre. "Nesta época temos muitos tigres no entorno da ilha. É possível que seja um animal errático que acabou de chegar. Evento raro este tipo de comportamento, mas muito triste".

Ao UOL, o biólogo Paulo Oliveira, que também é professor da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e coordenador do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin, explicou que a espécie possui um comportamento mais agressivo e que, assim como animais do topo de cadeia alimentar, são territorialistas.

"Ele tem um papel na natureza e não necessariamente ataca para se alimentar, é do comportamento deles", explica o professor. "Eles são muito curiosos e o olfato está associado à boca. Então, eles se aproximam, mordem, identificam a presa e podem soltar ou engolir. [Por isso] Uma das teorias é que os incidentes entre tubarões e humanos ocorrem por uma única mordida, o que já pode ser de uma proporção enorme."

Apesar de serem passíveis de protagonizar incidentes com humanos, os tubarões-tigres se alimentam majoritariamente de peixes, tartarugas e mamíferos marinhos. Além disso, não são comuns próximos das praias de Fernando de Noronha, o que torna a ocorrência de acidentes menores. "A incidência é baixíssima. Geralmente é muito pelo acaso. Os tubarões que se aproximam das faixas de areia são mais pequeninos, que não oferecem perigo aos turistas", explica o professor.

O arquipélago ainda conta com outras duas espécies em abundância: o tubarão-limão e o tubarão-lixa. O primeiro é de médio porte e a incidência é ainda maior porque Fernando de Noronha é o local onde estes animais costumam se reproduzir. "As pessoas costumam encontrar filhotes, bem próximos da praia, com cerca de 50 cm a 70 cm. Os adultos, que podem alcançar 3,5 metros, também podem aparecer próximo à areia, mas não é muito frequente", diz.

Já o lixa é "completamente inofensivo", segundo o professor. "Ele é utilizado em aquários para as pessoas passarem a mão e conhecerem a espécie. Medem cerca de 4 metros e comem basicamente crustáceos, inclusive os dentes deles são preparados para quebrar esses animais marinhos."

O Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões) informou ao UOL que nunca houve registros de mortes envolvendo incidentes com tubarões em Fernando de Noronha. Quanto a incidentes com humanos, o primeiro no arquipélago foi registrado em 21 de dezembro de 2015 na Baía de Sueste, mesma praia do caso desta sexta-feira. Na ocasião, a vítima era um homem de 32 anos, do sexo masculino, que teve lesão no braço direito.

Sueste - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
A Baía do Sueste, no Mar de Fora, em Fernando de Noronha
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Outras ocorrências também foram observadas nas Praias do Leão, de Conceição, do Bode e da Cacimba. Todos os registros aconteceram entre dezembro e março, segundo o órgão, e as vítimas eram banhistas e surfistas.

É muito comum que os turistas queiram tirar fotos de cardumes, mas sempre onde há cardumes, há a possibilidade de existir um grande predador. É possível que nesses casos algum tubarão apareça e acabe batendo sem querer nesses banhistas.
Paulo Oliveira, biólogo

O Cemit afirmou que está investigando o caso da menina de 8 anos e ainda não identificou com precisão a espécie do tubarão que protagonizou o incidente. O órgão também informou que o Corpo de Bombeiros está presente em dois postos fixos em Fernando de Noronha, nas praias do Porto e da Conceição, e ainda há uma embarcação que faz rondas por todas as praias de APA (Área de Preservação Ambiental), administrada pelo estado de Pernambuco.