Topo

Esse conteúdo é antigo

11 turistas são resgatados após quase se afogarem juntos em praia da PB

Grupo faz parte da mesma família e saiu do Distrito Federal para conhecer a cidade paraibana - Divulgação/Batalhão de Busca e Salvamento da Paraíba
Grupo faz parte da mesma família e saiu do Distrito Federal para conhecer a cidade paraibana Imagem: Divulgação/Batalhão de Busca e Salvamento da Paraíba

Do UOL, em São Paulo

23/01/2022 12h55

Um grupo com 11 pessoas foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba após quase se afogarem ao mesmo tempo na praia de Coqueirinho, município do Conde, a 35 km da capital João Pessoa.

Segundo o Batalhão de Busca e Salvamento da corporação, as pessoas são da mesma família e viajaram do Distrito Federal para a cidade. O grupo é formado por oito crianças e três adultos.

"A família acessou o banco de areia pelas pedras da prainha, e ao tentarem retornar, caminharam sentido a praia, foi aí que todos entraram no processo de afogamento", informou o batalhão.

Os guarda-vidas da praia observaram o grupo e fizeram o resgate da família com o apoio de um equipamento flutuante, chamado de Rescue Tube. Nenhuma das vítimas precisou de atendimento médico.

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (21).

Orientações a serem seguidas

Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros divulgou cinco orientações para que turistas e moradores curtam a praia com mais segurança. Entre as indicações está respeitar as sinalizações e avisos. "Não entre na água com bandeira vermelha", sugere a corporação.

Além disso, os banhistas devem:

  • Aproveitar a praia somente na presença de guarda vidas e nunca alcoolizado;
  • Costões e locais com pedras são impróprios, não entre na água, risco de morte;
  • Ajude um afogado ligando 193, e ao invés de entrar para salvar, jogue um material flutuante e aguarde o socorro profissional chegar.
Os bombeiros sugerem também que qualquer pessoa, ao entrar no mar, sempre fique de olho do nível na água -- quando ela estiver no umbigo, por exemplo, é um sinal de perigo. "Caso seja pego por uma corrente fique calmo, não lute contra, flutue e acene por ajuda imediatamente", informa.