Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal foge segundos antes de pneu explodir em borracharia no PR; assista

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 15h13Atualizada em 02/03/2022 15h36

Um casal conseguiu escapar por pouco da explosão de um pneu em uma borracharia de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. Uma câmera de segurança nos arredores registrou o borracheiro Jair Andrin e sua mulher, Silvana Amorim, se abrigando no interior do comércio segundos antes da fumaça preta tomar conta da parte externa.

Pouco antes do incidente, o homem trabalhava no conserto do pneu que explodiu. Ele deitou o aro, limpou sua estrutura com um pano, e em seguida pegou um martelo para tentar reparar uma área danificada. Foi nesse momento que a mulher do borracheiro pediu auxílio do marido no trabalho em outro pneu, detalhe fundamental para salvá-los.

"Foi uma sorte. Se ela não me chama, o pneu me pega. Quando eu voltei para trás, pra pegar ele, eu escutei um estalo, aí eu parei, fiquei olhando e ele deu mais um (estalo). Foi quando eu peguei minha mulher pelo braço e falei: 'Corre'. Daí nós corremos pra dentro da borracharia e ele em seguida estourou", detalhou Jair em entrevista à RPC, emissora paranaense afiliada à TV Globo.

pneu - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O borracheiro avaliou que o acidente, registrado na segunda (28), aconteceu porque a roda já estava "reformada", com remendos para tentar consertar uma estrutura amassada.

"Era um aro reformado. E nesses pneus sem câmara o aro tem que ser exato, ele não pode estar amassado. Foi um aro amassado que tentaram endireitar, mas não endireitaram direito, então ele explodiu", afirmou ele, à TV.

Pedaços da roda danificaram parte do toldo da oficina e destruíram uma caixa d'água, mas Jair destacou que em outras ocasiões a situação poderia ter sido bem pior, já que ele e a mulher têm o costume de receber amigos no local.

O pessoal senta ali (na parte externa da borracharia), por ser amigo, ser conhecido, senta ao redor. Eu falei: 'Gente, nunca senta nesses pneus, sentem mais longe, na sombra'. Mas todo mundo leva na brincadeira. Ontem eu falei logo pra minha esposa: 'Sorte que não tinha ninguém sentado, porque não ia dar tempo de avisar todo mundo'. Meus amigos falaram: 'É, Jair, agora você pode ter duas datas de aniversário.